Em painel do Onde Investir 2025, o economista Marcos Lisboa falou sobre problemas de curto e longo prazo que precisam ser endereçados no Brasil para uma retomada da confiança
A insegurança que vemos no mercado financeiro nos últimos tempos não veio de graça, segundo o economista Marcos Lisboa. Para ele, as decepções se acumulam desde o início do terceiro mandato de Lula na Presidência.
“Os investidores apostaram muito no Brasil. Houve um grande otimismo de que ia ser um governo fiscalmente comprometido com a sustentabilidade das contas públicas, que iria reproduzir o primeiro governo Lula, de juros para baixo e câmbio controlado. Deu errado”, afirmou Lisboa ao InfoMoney durante painel no evento Onde Investir 2025.
Lisboa entende bem as divergências entre Lula 1 e Lula 3. O economista brasileiro foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre os anos 2003 e 2005. Durante o período eleitoral de 2018, chegou a ser cotado como ministro da Fazenda, caso Fernando Haddad (PT) tivesse sido eleito.
O economista afirma que vê muito potencial no Brasil, mas que há problemas de curto e longo prazo para serem resolvidos antes que o país possa, de fato, avançar e ter um crescimento sustentável. “Entendo o pessimismo. Talvez tenha sido o custo de ter acreditado no começo, agora tão errando do outro lado, na descrença com o país. O governo merece descrença, o país não”, diz.
**Leia a entrevista completa de Marcos Lisboa clicando **aqui