O prefeito que apareceu em vídeo com Wellington Dias afirmou que a mensagem pretendida era oposta ao que se interpretou: a ideia era incentivar que os beneficiários do programa social conquistem emprego formal
Durante cerimônia em Montes Claros, no norte do Estado de Minas Gerais, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, abordou a relação entre emprego formal e programas de transferência de renda.
Na ocasião do lançamento do programa federal Acredita no Primeiro Passo, Wellington Dias estava acompanhado do prefeito de Salinas, Kinca Dias (PDT), município vizinho à cidade do evento, na última segunda-feira, 27.
Declaração polêmica de prefeito e ministro de Lula
Ao discursar, o prefeito Kinca Dias declarou: “Queremos cada vez mais, como foi dito pelo nosso ministro, que nós possamos, no futuro, trocar a Carteira de Trabalho”, sendo complementado por Wellington Dias: “Pelo cartão do Bolsa Família, porque saiu da pobreza”. O prefeito ainda reforçou: “Esse é o nosso objetivo”.
Depois da repercussão, Kinca Dias utilizou suas redes sociais para esclarecer a fala. “Houve dupla interpretação de um trecho da minha fala, por parte de alguns por simples maldade, e de outros por má compreensão”, afirmou. “No momento, quando eu disse que o nosso objetivo, que o objetivo do nosso presidente, é que a população troque a Carteira de Trabalho pelo cartão do Bolsa Família, é que o presidente quer que a população cada vez mais consiga emprego e não dependa mais do cartão Bolsa Família.”