Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 24 setembro, 2024
Início » Mercado japonês em colapso: Nikkei sofre maior queda desde 1987 em reação a temores de recessão global

Mercado japonês em colapso: Nikkei sofre maior queda desde 1987 em reação a temores de recessão global

Por Marina B.

O índice Nikkei do Japão registrou na segunda-feira sua maior queda em um único dia desde a catastrófica “Segunda-feira Negra” de 1987, que desencadeou uma grande recessão global.

A drástica queda foi impulsionada pela queda generalizada dos preços das ações na semana passada, após dados alarmantes sobre empregos que sugerem uma possível recessão nos EUA, gerando um choque devastador nos mercados financeiros.

No final das negociações, o Nikkei despencou impressionantes 12,4%, chegando a cair até 13,4% em determinados momentos. Para se ter uma ideia, a maior queda anterior foi de 14,9% em 1987, levando a um “circuit breaker” para interromper temporariamente as negociações.

A rápida desvalorização do iene japonês frente ao dólar também exacerbou a liquidação, com investidores desesperados vendendo ações para cobrir suas perdas, revelou Kyle Rodda, analista sênior da http://Capital.com , à Reuters.

O ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, expressou “grande preocupação” enquanto o governo monitora a turbulência do mercado.

Mercados Globais em Crise

Os mercados na Coreia do Sul e em Taiwan também enfrentaram quedas superiores a 8% na segunda-feira. Futuros dos EUA indicaram um dia de perdas, com o Nasdaq, de alta tecnologia, caindo até 6% antes de uma leve recuperação.

As ações europeias também despencaram para o menor nível em seis meses, impulsionadas pelos temores de uma recessão nos EUA.

No final de julho, economistas revelaram uma contração inesperada da economia alemã no segundo trimestre de 2024, ampliando os temores de uma crise econômica maior na Europa.

Alguns analistas destacaram a “regra Sahm”, que sugere que uma economia está começando a entrar em recessão se a média móvel de desemprego de três meses estiver 0,5 ponto percentual acima do mínimo registrado nos últimos 12 meses. Esse sinal foi desencadeado pelos dados de emprego dos EUA divulgados na sexta-feira.

Informações AFP, AP e Reuters

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.