Segundo comunicado, a decisão busca impedir o aumento da dívida do banco digital
A Mastercard interrompeu as operações com cartões do Will Bank, fintech vinculada ao Banco Master, depois que a própria instituição deixou de liquidar, nesta terça-feira, 20, as transações de seus clientes com os demais participantes do sistema de pagamentos.
Segundo a Mastercard, a decisão de suspender o uso dos cartões do Will Bank na rede tem o objetivo de impedir que a dívida do banco digital aumente.
O Will Bank está sob Regime de Administração Especial Temporária, imposto pelo Banco Central (BC) em novembro, mas segue com as atividades preservadas, embora seus gestores tenham perdido o mandato.
“Nós, assim como os reguladores, acompanhamos de perto as operações do Will Bank há algum tempo para entender como as regras da nossa rede estavam sendo cumpridas, a fim de apoiar os participantes do ecossistema que dependem de seus serviços”, afirmou a Mastercard em nota. “Diante de mudanças no atendimento a essas obrigações, e considerando também nossos próprios requisitos regulatórios, suspendemos o uso dos cartões em nossa rede.”
Reclamações de clientes do Will Bank
O BC optou por manter as operações do Will Bank no momento em que decretou a liquidação do Banco Master, em 18 de novembro, devido ao interesse de investidores no banco digital.
De acordo com dados do site Downdetector, o número de reclamações de clientes do cartão de crédito cresceu desde segunda-feira 19.
Entre as notificações, 94% estão relacionadas a problemas com o cartão de crédito; 4% das reclamações dizem respeito a problemas com caixa eletrônico; e 3% estão relacionados a dificuldades dos clientes com o pagamento de contas.