Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 13 outubro, 2025
Início » Inflação de moradia registra maior alta para setembro em 30 anos

Inflação de moradia registra maior alta para setembro em 30 anos

Por Alexandre Gomes

Aumento é de quase 3%, segundo o IBGE

A inflação no custo de moradia registrou aumento expressivo em setembro, atingindo 2,97%, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). É a maior elevação para o mês em três décadas, desde 1995.

O segmento de habitação foi responsável por 0,45 ponto porcentual dos 0,48% de variação do IPCA em setembro. Isso equivale a 93,8% do impacto total do índice no período analisado.

Energia elétrica impulsiona inflação no segmento

A energia elétrica se destacou como principal fator de pressão, com alta de 10,31% no mês. A conta de luz contribuiu com 0,41 ponto porcentual dos 0,48%. Desta forma, esse item respondeu por mais de 85% do aumento total do índice no período.

A variação nos preços da energia está ligada ao fim do bônus de Itaipu, incorporado às contas de agosto, além da adoção da bandeira tarifária vermelha, no patamar dois. Esse crédito está relacionado à comercialização da energia da hidrelétrica. Em agosto, por exemplo, havia provocado queda de pouco menos de 5% no preço da energia elétrica.

Em setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica determinou a aplicação da bandeira vermelha patamar 2, resultando em acréscimo de R$ 7,87 por 100 Kwh consumidos. Além disso, houve reajuste tarifário de 4,25% em Belém, com aumento total de 11,38%, válido a partir de 7 de agosto.

Em 2025, o bônus de Itaipu foi responsável por oscilações tanto positivas quanto negativas nos custos de energia elétrica.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.