Índice do setor caiu para o nível mais baixo em dois anos
A indústria brasileira apresentou em agosto o pior resultado em suas condições operacionais dos últimos dois anos, segundo levantamento divulgado pela S&P Global. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor caiu para 47,7, depois de marcar 48,2 em julho. Trata-se do nível mais baixo desde junho de 2023.
O indicador é considerado referência para medir o desempenho industrial. Valores acima de 50 representam expansão, enquanto abaixo desse patamar demonstram retração. O resultado de agosto representa o quarto mês consecutivo em que o PMI ficou em território de contração.
De acordo com a pesquisa, a entrada de novas encomendas recuou em agosto no ritmo mais intenso em mais de dois anos. Os participantes do levantamento atribuíram a queda principalmente a fatores externos e internos, conforme divulgado pela coluna do jornalista Carlo Cauti na Edição 286 da Revista Oeste.
Entre os pontos destacados está o efeito das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Os entrevistados também mencionaram “tendências adversas de demanda” e “fraqueza da confiança dos clientes” como fatores que contribuíram para a piora do cenário.