Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 15 outubro, 2025
Início » Haddad mente ao falar sobre dados econômicos, diz deputado gaúcho

Haddad mente ao falar sobre dados econômicos, diz deputado gaúcho

Por Alexandre Gomes

Parlamentar acusa ministro da Fazenda de distorcer números

O deputado estadual Cláudio Branchieri (PODE-RS) afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “mentiu em todas as informações” em um vídeo que foi ao ar recentemente nas redes sociais. Haddad, segundo o parlamentar, divulgou “quatro dados falsos” sobre a situação fiscal e econômica do país.

“É um recorde mundial”, ironizou Branchieri, referindo-se ao momento em que o petista diz ‘nós vamos entregar um resultado fiscal melhor do que os dois últimos governos no Brasil’. O deputado afirma que “Haddad deve estar tomando bebida com metanol”. As críticas estão nos canais digitais do deputado desde a manhã desta segunda-feira, 13.

Haddad e suas comparações

A declaração do deputado se deu depois de entrevista de Haddad. O assessor de Lula da Silva fez uma análise de dados econômicos durante o programa “Bom Dia, Ministro”, no último dia 7 de outubro. O petista comentou temas como inflação, comércio exterior e relações com os Estados Unidos. 

_O petista é assim: quando não está mentindo, está dormindo. Haddad bateu recorde mundial — em 24 segundos, conseguiu contar quatro mentiras. Fala como se o povo fosse bobo, como se ninguém tivesse memória. O sujeito vive em Nárnia e acha que o país vai engolir mais uma fantasia… _pic.twitter.com/TlruGE18ht

_— Prof. Claudio Branchieri (@profclaudiobran) _October 13, 2025

Branchieri sustentou que Haddad recebeu as contas públicas em equilíbrio e que a atual gestão do governo Lula estaria “deteriorando” os indicadores fiscais. Ele citou que o resultado primário, que no governo Bolsonaro estava em superávit de 0,5% do PIB, teria ocorrido déficit de 0,6% sob a nova administração.

Segundo o parlamentar, o gasto público teria passado de 18% para 19% do PIB. Acrescentou ainda que a dívida bruta — que estaria em 71,7% — teria subido para 76,5%. “Era de R$ 7 trilhões no início de 2023 e será de R$ 11 trilhões em 2027. Quatro trilhões a mais, um por ano. Segundo Haddad, essa situação fiscal é melhor do que ele herdou. Em Nárnia, talvez”.

Branchieri rebateu as comparações feitas por Haddad em relação à inflação. “Em 2021, a inflação nos Estados Unidos foi de 7%. Em 2022, foi de 6,5%. Bolsonaro entregou uma inflação de 5,7%, menor que a americana. Hoje, a inflação brasileira é o dobro da dos EUA”.

O parlamentar questionou ainda os números sobre desemprego. “O PT comemora a menor taxa de desemprego da história, mas um estudo mostra que 2,4 milhões de brasileiros não trabalham porque recebem Bolsa Família. Se esse dado for verdadeiro, a taxa real de desemprego seria de 8%”.

Branchieri acrescentou que o país perdeu ritmo de crescimento. “Bolsonaro pegou o Brasil crescendo 1,8% e entregou a 3%. Agora Haddad fala em 3,4%, mas o crescimento este ano será de 2,4% e o ano que vem de 1,8%. Esse avião vai se espatifar no chão”.

“Ele deve estar falando de médias”

No final de sua fala, o deputado ironiza principalmente a forma como o ministro apresenta as comparações: “Ele deve estar falando de médias. É como eu colocar uma foto minha aos 27 anos no Tinder e dizer que essa é minha aparência média. Essa é a mentira que Haddad quer nos aplicar”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.