Parlamentar acusa ministro da Fazenda de distorcer números
O deputado estadual Cláudio Branchieri (PODE-RS) afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “mentiu em todas as informações” em um vídeo que foi ao ar recentemente nas redes sociais. Haddad, segundo o parlamentar, divulgou “quatro dados falsos” sobre a situação fiscal e econômica do país.
“É um recorde mundial”, ironizou Branchieri, referindo-se ao momento em que o petista diz ‘nós vamos entregar um resultado fiscal melhor do que os dois últimos governos no Brasil’. O deputado afirma que “Haddad deve estar tomando bebida com metanol”. As críticas estão nos canais digitais do deputado desde a manhã desta segunda-feira, 13.
Haddad e suas comparações
A declaração do deputado se deu depois de entrevista de Haddad. O assessor de Lula da Silva fez uma análise de dados econômicos durante o programa “Bom Dia, Ministro”, no último dia 7 de outubro. O petista comentou temas como inflação, comércio exterior e relações com os Estados Unidos.
_O petista é assim: quando não está mentindo, está dormindo. Haddad bateu recorde mundial — em 24 segundos, conseguiu contar quatro mentiras. Fala como se o povo fosse bobo, como se ninguém tivesse memória. O sujeito vive em Nárnia e acha que o país vai engolir mais uma fantasia… _pic.twitter.com/TlruGE18ht
_— Prof. Claudio Branchieri (@profclaudiobran) _October 13, 2025
Branchieri sustentou que Haddad recebeu as contas públicas em equilíbrio e que a atual gestão do governo Lula estaria “deteriorando” os indicadores fiscais. Ele citou que o resultado primário, que no governo Bolsonaro estava em superávit de 0,5% do PIB, teria ocorrido déficit de 0,6% sob a nova administração.
Segundo o parlamentar, o gasto público teria passado de 18% para 19% do PIB. Acrescentou ainda que a dívida bruta — que estaria em 71,7% — teria subido para 76,5%. “Era de R$ 7 trilhões no início de 2023 e será de R$ 11 trilhões em 2027. Quatro trilhões a mais, um por ano. Segundo Haddad, essa situação fiscal é melhor do que ele herdou. Em Nárnia, talvez”.
Branchieri rebateu as comparações feitas por Haddad em relação à inflação. “Em 2021, a inflação nos Estados Unidos foi de 7%. Em 2022, foi de 6,5%. Bolsonaro entregou uma inflação de 5,7%, menor que a americana. Hoje, a inflação brasileira é o dobro da dos EUA”.
O parlamentar questionou ainda os números sobre desemprego. “O PT comemora a menor taxa de desemprego da história, mas um estudo mostra que 2,4 milhões de brasileiros não trabalham porque recebem Bolsa Família. Se esse dado for verdadeiro, a taxa real de desemprego seria de 8%”.
Branchieri acrescentou que o país perdeu ritmo de crescimento. “Bolsonaro pegou o Brasil crescendo 1,8% e entregou a 3%. Agora Haddad fala em 3,4%, mas o crescimento este ano será de 2,4% e o ano que vem de 1,8%. Esse avião vai se espatifar no chão”.
“Ele deve estar falando de médias”
No final de sua fala, o deputado ironiza principalmente a forma como o ministro apresenta as comparações: “Ele deve estar falando de médias. É como eu colocar uma foto minha aos 27 anos no Tinder e dizer que essa é minha aparência média. Essa é a mentira que Haddad quer nos aplicar”.