Federação Brasileira de Bancos soltou uma nota em defesa da atuação do BC
A decisão do Banco Central de liquidar o Will Bank nesta quarta-feira, 21, foi respaldada publicamente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que emitiu nota em que enfatiza o papel do regulador na manutenção da estabilidade financeira.
Em seu comunicado, a Febraban não mencionou explicitamente o Will Bank, mas afirmou que o BC possui mandato e o “dever de atuar para assegurar a resiliência do sistema financeiro, com a adoção de regime de resolução que afaste o risco de contágio e que leve à rigorosa apuração dos fatos e à responsabilização dos agentes de mercado”.
Febraban reforça papel do Banco Central e confiança no sistema
O posicionamento da Febraban reforça que a autoridade regulatória do Banco Central é fundamental para preservar a confiança no sistema financeiro, incluindo medidas que podem exigir a liquidação de instituições incapazes de continuar operando normalmente.
A entidade também destacou que a independência técnica do regulador é pilar para garantir disciplina e solvência no mercado, proporcionando autonomia para decisões prudenciais serem respeitadas.
Reação depois de críticas e contexto recente
Essa manifestação ocorre depois de o BC ter sido alvo de críticas, especialmente do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus, que, depois de decretada a liquidação do Banco Master em 18 de novembro, questionou a decisão, determinou inspeção na autarquia e chegou a sugerir a reversão da medida.