O novo secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, assinou uma ordem na terça-feira instruindo os reguladores dos EUA a revogar os padrões históricos de economia de combustível emitidos pelo presidente Joe Biden, que visavam reduzir drasticamente o uso de combustível para carros e caminhões.
Em um memorando, abre uma nova aba, Duffy orientou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) a reconsiderar os modelos de 2022 até 2031 para carros e caminhões.
Em junho, a agência disse que aumentaria os requisitos de Economia Média Corporativa de Combustível (CAFE) para cerca de 50,4 milhas por galão (4,67 litros por 100 km) até 2031, dos atuais 39,1 mpg para veículos leves.
Duffy, que assumiu o cargo na terça-feira à noite , também ordenou que a NHTSA reconsiderasse as regras para caminhonetes e vans pesadas até 2035.
“Padrões artificialmente altos de economia de combustível projetados para atender a metas de políticas não estatutárias, como as que a NHTSA promulgou nos últimos anos, impõem altos custos que tornam muitos modelos de veículos inacessíveis para a família americana média”, disse o memorando de Duffy. “Eles também colocam pressão coercitiva sobre as montadoras para eliminar gradualmente a produção de vários modelos de veículos populares (com motor de combustão interna)”.
A lei federal exige que a NHTSA defina os padrões CAFE no nível máximo viável.
O anúncio é a mais recente iniciativa da administração Trump para rescindir os esforços da administração Biden para impulsionar veículos elétricos. A Agência de Proteção Ambiental também planeja reconsiderar as regras de emissões de veículos paralelos e rescindir a isenção da Califórnia para proibir vendas de veículos somente a gás até 2035.