De acordo com a autoridade monetária indiana, taxação sairia de 50% para 15%, com a possibilidade de acesso a mercados
A Índia e os Estados Unidos estão se aproximando de um acordo comercial há muito tempo paralisado que reduziria as tarifas sobre as exportações indianas para os EUA de 50% para 15%, informou a Casa da Moeda da Índia nesta terça-feira (21), citando três pessoas a par do assunto.
O acordo, que gira em torno de energia e agricultura, pode levar a Índia a reduzir gradualmente suas importações de petróleo bruto russo, informou a Casa da Moeda.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que conversou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também na última terça-feira (21), com foco principal no comércio.
Trump disse que a energia também fazia parte da discussão, afirmando que Modi lhe garantiu que a Índia limitaria suas compras de petróleo da Rússia.
Como parte das negociações, a Índia pode permitir o aumento das importações de milho e farelo de soja não geneticamente modificados dos EUA, continuou o órgão. Um acordo também pode incluir um mecanismo para revisar periodicamente tarifas e acesso a mercados.
A autoridade monetária da Índia também informou que a finalização de um acordo comercial bilateral provavelmente será anunciada na Cúpula da ASEAN deste mês.
O Ministério do Comércio e Indústria da Índia e a Casa Branca não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.