Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 22 janeiro, 2026
Início » Entenda o que significa liquidação financeira

Entenda o que significa liquidação financeira

Por Alexandre Gomes

Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira nesta quarta-feira (21)

A liquidação extrajudicial da Will Financeira, decretada pelo Banco Central nesta quarta-feira (21), em extensão ao comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse do Banco Master, que também foi liquidado em novembro de 2025.

Na prática, a liquidação extrajudicial interrompe o funcionamento da instituição e promove sua retirada do SFN.

Essa medida ocorre em caso de graves infrações às normas que regulam a atividade da instituição financeira ou em situações de insolvência irrecuperável, ou seja, incapacidade em cumprir com as obrigações financeiras.

Em nota, o BC citou o descumprimento pela Will Financeira da grade de pagamentos com o arranjo de pagamentos Mastercard e o consequente bloqueio de sua participação nesse arranjo.

“Assim, tornou-se inevitável a liquidação extrajudicial da Will Financeira, em razão do comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse evidenciado pelo exercício do poder de controle do Banco Master S.A., já sob liquidação extrajudicial”.

“O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição objeto da liquidação decretada”, complementou o BC.

O que acontece após a liquidação Extrajudicial?

​A liquidação extrajudicial determina a interrupção do funcionamento de uma instituição e promove sua retirada, de forma organizada, do Sistema Financeiro Nacional.

Segundo o BC, a medida ocorre em dois casos: situação de insolvência irrecuperável – ou seja, incapacidade em cumprir com as obrigações financeiras – ou quando forem cometidas graves infrações às normas que regulam a atividade da instituição financeira, entre outras hipóteses legais.

A autarquia pode intervir quando uma instituição financeira mostrar grave comprometimento do seu patrimônio ou dificuldade de honrar seus compromissos. Nesses casos, o BC pode determinar aos seus controladores que aportem os recursos necessários, transfiram o controle, reorganizem a sociedade ou adotem medidas de recuperação.

Os credores da instituição se submetem ao processo de habilitação e classificação estabelecido na Lei 11.101, de 2005 – a lei disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.

Após ser decretada a liquidação, as atividades operacionais da instituição financeira são interrompidas e todas as obrigações são consideradas vencidas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.