Cerca de 37% dos familiares pretendiam diminuir os gastos ao escolher o presente neste ano, enquanto 54% decidiram gastar o mesmo que no último ano
A quantidade de brasileiros que pretendem gastar menos com presente no Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12), cresceu em relação ao último ano, principalmente entre as pessoas de faixa de renda mais baixa, segundo pesquisa do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).
Cerca de 37% dos consumidores devem diminuir os gastos com a data em 2025, em comparação com 33% no último ano. Por outro lado, houve uma leve redução de brasileiros que disseram aumentar o valor gasto, enquanto a maioria dos brasileiros gastou o mesmo para presentear em 2025.
Segundo o estudo, 8,5% devem desembolsar um valor maior ao escolher os presentes para domingo, ante 9,1% do ano passado. Já a quantidade de brasileiros que decidiram manter a mesma faixa de gastos no Dia das Crianças é 54,3%.
Segundo Anna Carolina Gouveia, pesquisadora e economista do FGV IBRE, o resultado está relacionado ao consumo das famílias, que desacelerou nos últimos meses, além da queda na confiança do consumidor e nível de endividamento da população.
“A segunda queda do indicador de ímpeto de compras no Dia das Crianças está em linha com a desaceleração do nível de atividade e do consumo das famílias nos últimos meses, além da queda da confiança do consumidor em relação ao ano passado, apesar do quadro ainda favorável do mercado de trabalho e da desaceleração recente da inflação.”, explicou a especialista.
“O menor ímpeto pode estar relacionado ao nível de endividamento e de inadimplência elevados dos consumidores, em contexto das altas taxas de juros, deixando as famílias mais cautelosas com seus gastos.”, concluiu.
Entre as faixas de renda dos brasileiros, a maior queda no ímpeto de compras de presentes ocorreu na faixa de renda mais baixa. Aqueles que recebem até R$ 2,1 mil, 46,2% afirmaram gastar menos em 2025, enquanto apenas 3,2% projetaram aumento nos gastos para a data.
Já os consumidores com renda entre R$ 2,1 mil e R$ 4,8 mil foram únicos com maior intenção de compras no Dia das Crianças em relação ao último ano.
Valor médio gasto com presentes caiu
O valor médio de gasto com presentes no Dia das Crianças foi de R$ 63,93 em 2025, inferior ao último ano, quando os brasileiros gastaram, em média, R$ 68,07. O estudo mostrou ainda que a capacidade de consumo variou, conforme o nível de renda dos brasileiros.
Neste ano, o valor médio dos presentes adquiridos diminuiu em todas as faixas de renda, porém a queda mais intensa ocorreu entre aqueles que recebem menos.
Os consumidores com menor renda – até R$ 2.100,00 – planejavam gastar, em média, R$ 47,17, enquanto aqueles de faixa de renda mais alta – acima de R$ 9.600,01 – pretendiam desembolsar um valor médio de R$ 80,13 no presente.
Mais pessoas passaram a dar dinheiro como presente
Entre os tipos de presentes escolhidos pelos pais e familiares para o Dia das Crianças, o dinheiro liderou o crescimento neste ano. A escolha por esta forma de presentear aumentou de 7,9% para 12,1%.
Ainda assim, brinquedos e jogos seguem sendo as principais escolhas das famílias.
Os brinquedos e jogos (35%) são a principal opção daqueles que decidiram presentear, seguidos por roupas e acessórios (26,3%). Os dois casos, apesar de continuarem liderando a preferência, tiveram queda na intenção de compras em 2025.
Além disso, os brasileiros passaram a optar mais por presentear as crianças com livros, que se destacaram como o terceiro item mais escolhido. A opção cresceu em relação ao ano anterior, mas mantém parcela expressivamente menor, de 13,2%.
Os eletrônicos são uma opção para somente 3,9% dos consumidores.