Uma nova pesquisa da CNI com 1.002 executivos revela que 53% das indústrias no país estão insatisfeitas com os elevados custos de energia elétrica para produção. Esses executivos relatam um aumento nos custos com energia nos últimos 12 meses.
Ao serem questionados sobre o impacto desses gastos, 43% dos entrevistados consideraram os custos como alto ou muito alto, numa média nacional. As indústrias localizadas no Norte e Centro-Oeste são as mais afetadas, com 56% das empresas dessas regiões reportando impactos significativos.
Subsídios e encargos embutidos na conta de luz contribuem substancialmente para esses custos elevados. Segundo dados da CNI e da Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2023, encargos e impostos representaram 44% do custo total da conta de luz, totalizando 102,35 bilhões de reais.
O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem da FSB Holding, a pedido da Confederação Nacional da Indústria, entre os dias 30 de abril e 24 de maio de 2024.