Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 27 outubro, 2024
Início » Crise econômica se aprofunda: Brasil do Lula, luta contra recuo industrial

Crise econômica se aprofunda: Brasil do Lula, luta contra recuo industrial

Por Marina B.

Na semana passada, observamos um recuo na produção industrial em janeiro, mas os dados da balança comercial e da arrecadação indicaram resiliência econômica. Nos próximos dias, os olhos estarão voltados para os números da inflação e atividade, especialmente o IPCA de fevereiro, programado para terça-feira 12), e pesquisas do IBGE sobre indústria, comércio e serviços ao longo da semana. Além disso, a Bolsa voltará a fechar às 17h devido ao início do horário de verão nos EUA.

Nesta segunda-feira (11), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentará os dados semanais do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) trará a prévia do Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgará Indicadores industriais de janeiro.

No dia seguinte, o Banco Central trará o relatório semanal Focus, com as projeções do mercado sobre a Selic, IPCA, câmbio e outros indicadores econômicos. O destaque da semana será o IPCA de fevereiro, com projeção de alta de 0,77% na comparação mensal, segundo o compilado LSEG.

O IBGE também apresentará, na terça-feira (12), os dados de custos e índices da construção civil de fevereiro e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), divulgará o 6º levantamento da safra de grãos 2023/2024. A CNI, por sua vez, divulgará o índice de confiança do empresário industrial – ICEI, de março.

Na quarta-feira (13), esperamos a divulgação da pesquisa de Geração de emprego formal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que deverá trazer 50 mil novas vagas, e a Pesquisa Industrial Mensal – Regional, com dados de janeiro, apresentada pelo IBGE.

Na quinta-feira (14), o IBGE apresentará a Pesquisa Mensal de Comércio Ampliado de janeiro e as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais do quarto trimestre. No mesmo dia, o Banco Central apresentará os dados de fluxo cambial semanal. Por fim, na sexta-feira (15), teremos a Pesquisa Mensal de Serviços de janeiro, com expectativa de queda de 0,8% na comparação mensal, segundo o Bradesco.

Em relação aos mercados internacionais, após os dados positivos do relatório de emprego e folha de pagamento (payroll) nos EUA, estaremos atentos aos números de inflação ao consumidor e atividade. Na terça-feira (12), serão apresentados o índice de preços ao consumidor de fevereiro e o resultado fiscal mensal nos EUA. Na quinta-feira (14), conheceremos as vendas no varejo de fevereiro, índice de preços ao produtor de fevereiro e pedidos de auxílio desemprego, com dados semanais.

A semana será encerrada com o Índice Empire Manufacturing de atividade, os dados de produção industrial de fevereiro e o índice de confiança da Universidade de Michigan nos EUA. Na Zona do Euro, teremos a produção industrial de janeiro na quarta-feira (13) e a China apresentará seus dados de novos empréstimos e de crédito agregado, de fevereiro, ao longo da semana.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.