Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Crise de frete e escassez de contêineres ameaçam custos empresariais na América Latina

Crise de frete e escassez de contêineres ameaçam custos empresariais na América Latina

Por Marina B.

O comércio marítimo global enfrenta uma nova fase de aumento significativo nos custos de frete, com relatos até de escassez de contêineres, intensificando a pressão sobre os custos operacionais das empresas. Vários fatores contribuem para esse cenário, incluindo ataques rebeldes a navios no Mar Vermelho, que desviam rotas e impactam os preços, além do aquecimento econômico nos Estados Unidos e a tendência de nearshoring no México, movimento de trazer produção de volta ao país.

A MTM Logix, especialista em monitoramento de embarques internacionais, relata que desde o início do ano, as tarifas de frete marítimo na rota Ásia-Brasil mais do que dobraram, subindo de uma média de US$ 2.588 a US$ 2.966 em janeiro para US$ 5.440 a US$ 6.773 em abril para contêineres de 40 pés. Em maio, os preços já chegaram ao mínimo de US$ 8.000 por contêiner, próximo aos picos registrados durante a pandemia em 2020.

Segundo o CEO da MTM Logix, Mario Veraldo, há escassez de contêineres na China, refletindo uma realidade preocupante no mercado global. Ele observa que o aumento dos preços agora lembra os desafios enfrentados nos primeiros anos da pandemia, mas ressalta uma dinâmica diferente com os estoques ainda baixos nos EUA, pressionando as rotas globais.

A expectativa é de um aumento contínuo nos custos de frete marítimo em 2024, com variações significativas dificultando o planejamento das empresas. A economia robusta dos EUA, em preparação para a temporada de compras de fim de ano, e o movimento crescente de produção local no México são fatores adicionais que influenciam a demanda por frete e os preços globais.

Essas mudanças têm um impacto desigual sobre setores como o agronegócio e a indústria automotiva, que enfrentam aumentos de custos e dificuldades operacionais, enquanto empresas de transporte rodoviário, como a JSL, podem se beneficiar com alternativas de cabotagem na América do Sul diante da crise no transporte marítimo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.