Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 31 março, 2025
Início » CMN decide que fundos de previdência não podem investir em cripto

CMN decide que fundos de previdência não podem investir em cripto

Por Alexandre Gomes

Colegiado pontua que decisão considera “características específicas de investimento e de risco”

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu que Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) estão proibidas de investir o dinheiro dos participantes em ativos virtuais, como as criptomoedas.

Além disso, a resolução, publicada nesta quinta-feira (27), endurece as aplicações em Fundos de Investimento em Participação (FIP).

O CMN pontua que a decisão considera “as características específicas de investimento e de risco”.

Esses ativos podem representar um risco elevado para os fundos de pensão, comprometendo a segurança das aplicações financeiras que garantem a previdência de milhares de brasileiros.

A Resolução também limita os FIPs, que são usados, principalmente, para investimentos em empresas emergentes e startups.

Outra alteração é a flexibilização das regras para o estoque de imóveis das EFPC. A norma anterior impunha limites mais rígidos para a quantidade de recursos que poderiam ser aplicados nesse setor.

“A norma trouxe aprimoramentos em relação às possibilidades de alocação de recursos, incluindo novos ativos criados pela legislação recente e impondo limites máximos de investimento compatíveis com seus perfis de risco”, diz o CMN.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.