O funeral do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter manterá a Bolsa de Nova York fechada nesta quinta-feira (9), limitando a liquidez nos mercados globais.
Na Europa, as bolsas operam sem direção definida nesta manhã, com os investidores avaliando dados econômicos locais e a alta nos rendimentos de títulos governamentais na região. Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava leve queda de 0,05%, aos 513,43 pontos.
Na Alemanha, a produção industrial surpreendeu positivamente com um crescimento de 1,5% em novembro, superando as expectativas dos analistas consultados pela FactSet. Ainda hoje, a Eurostat divulgará os números de vendas no varejo da zona do euro, também referentes ao mesmo mês.
Os rendimentos dos títulos europeus, especialmente os Gilts britânicos, também estão no foco dos mercados. A alta desses títulos levou a libra esterlina a atingir seu menor nível em um ano frente ao dólar. Esse movimento reflete dados econômicos robustos dos EUA e a perspectiva de menos cortes nas taxas de juros tanto na América quanto na Europa, em meio às expectativas de políticas comerciais mais restritivas com Donald Trump no comando da Casa Branca.