Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 17 janeiro, 2025
Início » Bolsas da Ásia fecham em alta, com melhora no sentimento de risco global

Bolsas da Ásia fecham em alta, com melhora no sentimento de risco global

Por Alexandre Gomes

Contudo, as bolsas da China e do Japão seguiram limitadas por fatores locais

As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira (16), em meio a melhora no sentimento de risco global na esteira do bom humor em Wall Street, após a inflação ao consumidor (CPI, em inglês) dos EUA aliviar expectativas para juros do Federal Reserve (Fed).

Contudo, as bolsas da China e do Japão seguiram limitadas por fatores locais.

Entre os mercados asiáticos, o índice Taiex teve o maior ganho porcentual e fechou em alta de 2,27%, a 23.025,10 pontos, em Taiwan. A ação da TSMC foi destaque e avançou 3,6%, depois de divulgar salto nos resultados de receita e lucro do quarto trimestre, superando expectativas.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 1,23%, a 2.527,49 pontos, em Seul, também apoiado por ações de semicondutores, com a fabricante de chips SK Hynix encerrando em salto de 6%.

O avanço nos ativos de risco sul-coreanos ocorreram apesar da decisão surpreendente do BC da Coreia do Sul, conhecido como BoK, de deixar juros inalterados.

O presidente do BC, Rhee Chang-yong, reconheceu a necessidade de flexibilizar as taxas em breve, mas ponderou que o ambiente econômico e político no país permanece repleto de incertezas.

Já os papéis chineses de semicondutores caíram em bloco e limitaram o desempenho dos índices locais, após os EUA anunciarem ontem novas restrições para exportações de chips e incluírem mais empresas da China em sua lista.

Em resposta, segundo a Xinhua, o Ministério do Comércio chinês disse que as medidas dos EUA “não impedirão seu progresso” e que tomará ações apropriadas para proteger seus interesses.

Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,28%, a 3.236,03 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,41%, a 1.909,45 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng ganhou 1,23%, a 19.522,89 pontos.

No Japão, o índice Nikkei teve alta de 0,33%, a 38.572,60 pontos, em Tóquio, limitado pela valorização do iene e aumento nas expectativas por alta de juros pelo Banco do Japão (BoJ, em inglês).

O presidente do BC japonês, Kazuo Ueda, voltou a sinalizar esta possibilidade em discurso e uma reportagem da Bloomberg, divulgada nesta madrugada, revelou que autoridades do BoJ veem “uma boa chance” de elevar juros já na semana que vem, a depender dos desdobramentos da posse de Donald Trump nos EUA.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 teve alta de 1,38% em Sydney, a 8.327,00 pontos, impulsionado pela alta do grupo Macquarie (+ 3,18%) – que anunciou nesta semana investimento de até US$ 5 bilhões em data centers de inteligência artificial (IA) aplicada nos EUA.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.