Os volumes de negociação estavam baixos nesta segunda-feira (30), devido ao feriado de Ano Novo que se aproxima.
As ações europeias apresentavam queda, à medida que os altos rendimentos dos títulos públicos faziam com que os investidores se afastassem das bolsas, no fechamento de um ano que foi positivo para alguns mercados regionais.
O índice STOXX 600 registrava uma queda de 0,18%, aos 506,29 pontos, com as ações dos setores de tecnologia e de fabricantes de produtos industriais liderando as perdas.
Os volumes de negociação eram menores devido à proximidade do feriado de Ano Novo, que será na quarta-feira. Além disso, os mercados acionários da Alemanha, Itália e Suíça estarão fechados na terça-feira, enquanto o Reino Unido e a França terão pregões encurtados, com encerramento ao meio-dia.
O rendimento do título bund alemão de 10 anos estava sendo negociado no maior nível desde meados de novembro, acompanhando o aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA. A incerteza sobre a política monetária para o próximo ano e as perspectivas inflacionárias sob uma possível presidência de Trump estavam afetando a confiança dos investidores.
O STOXX 600 ainda caminha para registrar uma alta anual de 5,9%, com as ações alemãs liderando os ganhos regionais, enquanto as ações francesas ficaram atrás.
Apesar disso, o índice de referência europeu ficou atrás da alta de 25% do S&P 500 neste ano, impulsionada pelos cortes nas taxas de juros do Federal Reserve e pelo boom nos negócios de inteligência artificial, que beneficiaram as grandes empresas de tecnologia de Wall Street.
O DAX alemão recuava 0,3% no último dia de negociação do ano, mas ainda parecia estar a caminho de um aumento anual de 19%, o melhor desempenho entre as principais bolsas europeias neste ano.
Em contrapartida, o CAC 40 da França deverá cair 2,5% no ano, afetado por preocupações com o déficit fiscal crescente do país e a instabilidade política.