Juan Sforza foi a grande novidade no time titular do Vasco na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, resultado que garantiu a classificação da equipe para as quartas de final da Copa do Brasil. O volante argentino atuou na função de cabeça de área, desempenhando um papel crucial no jogo.
Para a partida desta terça-feira em São Januário, Rafael Paiva fez uma alteração tática significativa, trocando o esquema 4-2-3-1 pelo 4-3-2-1. Sforza foi escalado como o volante mais recuado em uma linha de três, ao lado de Hugo Moura e Cocão. A mudança, segundo o treinador, visou aumentar a posse de bola, e Sforza correspondeu às expectativas.
— Ele fez um bom jogo. É um jogador que dita muito bem o ritmo do jogo. Não é um volante de força física ou de primeira bola, mas controla muito bem o jogo — elogiou Rafael Paiva.
Dos 48 passes de Sforza na partida, 46 foram corretos, segundo o Footstats. Além da distribuição precisa, o volante se destacou pelas interceptações e boas coberturas. O Vasco teve um bom primeiro tempo, mas sofreu no segundo, quando perdeu o controle da posse de bola.
Sforza explicou que a formação no meio de campo visava manter a posse e explorar a profundidade dos laterais Paulo Henrique e Lucas Piton.
— A ideia era manter a bola com a gente e jogar mais com a bola no pé. Com nossa mobilidade, queríamos dar profundidade aos laterais e atacar — afirmou o volante, após a partida.
A vitória sobre o Atlético-GO marcou o fim de uma sequência de quatro jogos sem vitória para o Vasco. Sforza vê a conquista como crucial para a continuidade do crescimento da equipe e já se prepara para o próximo confronto contra o Fluminense, no sábado, às 21h30, no Nilton Santos.
— Vencer facilita resolver questões dentro de campo. Passamos para as quartas e isso é muito importante para nosso crescimento como grupo e na Copa, que é muito valiosa.
Sforza, um dos reforços mais caros do Vasco na temporada, ainda não havia se consolidado como titular, com 25 jogos e 11 como titular. Ele começou a partida contra o Bragantino e atuou os 90 minutos, assim como contra o Atlético-GO. Após entradas no segundo tempo em outros jogos, ele agora busca estabelecer uma sequência de titularidade com o atual técnico.