Nesta sexta-feira, o Vasco brinda seus torcedores com um presente monumental: o lançamento de seu acervo digital, disponível gratuitamente na internet. Essa ação integra o calendário de celebrações em honra ao Centenário da Resposta Histórica, marcado para este domingo.
Sob a liderança do Centro de Memória do clube, o acervo digital abrange mais de 30 mil páginas de arquivos, incluindo uma impressionante coleção de seis mil fotos. Segundo Walmer Peres, historiador do clube, esta iniciativa é essencial para entrelaçar a história de formação e trajetória do Vasco com os principais processos culturais, políticos, econômicos e sociais vivenciados pela sociedade brasileira e carioca. Ele destaca que a história do clube serve como inspiração para ações afirmativas contemporâneas, ratificando os valores do Vasco: respeito, igualdade e inclusão.
Ao longo de 2024, o Vasco promete lançar uma série de ações para envolver a torcida na consolidação do que é apontado como o “maior acervo digital de um clube esportivo no mundo”. Apesar da imponência do arquivo inicialmente disponibilizado, vale ressaltar que ele representa apenas 5% de todo o acervo físico armazenado pelo Vasco.
Em nota oficial, o clube revela que os recursos financeiros obtidos por meio dessas ações serão direcionados para aprimorar o acervo, adquirir mobiliário técnico e scanners para ampliar a digitalização, além de expandir a equipe técnica do Centro de Memória. Raphael Pulga, Vice-presidente de História e Responsabilidade Social, destaca que essa iniciativa visa democratizar o acesso à história do Vasco da Gama para fins de pesquisa.
O acervo digital está organizado em diversas categorias, abrangendo desde o Centenário da Resposta Histórica até Obras Raras, Periódicos, Iconografias e Coleções do Club de Regatas Vasco da Gama. Documentos históricos, como o plano de construção do Estádio Vasco da Gama e a Resposta Histórica, fichas de atletas, fotos anuais e materiais sobre todos os esportes da história do clube estão disponíveis para os aficionados.