O Vasco pode receber um impulso crucial antes do clássico contra o Fluminense neste sábado, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A recuperação de Payet tem progredido além das expectativas, sugerindo um retorno antecipado. Após uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito em 2 de abril, a previsão inicial indicava até quatro semanas fora de ação, o que o faria retornar apenas contra o Athletico-PR, em 5 de maio.
No entanto, parece que o retorno de Payet pode acontecer mais cedo do que o previsto. Recentemente, ele já realizou corridas no campo do CT Moacyr Barbosa e participou parcialmente dos treinos com a equipe. Embora não tenha viajado para o confronto contra o Bragantino nesta quarta-feira, o meia permaneceu no Rio de Janeiro para continuar seu programa de recuperação. Há uma chance de que ele seja completamente reintegrado ao grupo após o jogo da segunda rodada, permitindo-lhe treinar na quinta e sexta-feira e potencialmente estar disponível para Ramón Díaz no confronto contra o Fluminense no sábado, às 16h, no Maracanã.
A lesão de Payet é classificada como grau 1, o que implica apenas um estiramento, muitas vezes causado por uma entorse. Essa lesão é considerada leve e não afeta a estrutura do ligamento. Normalmente, a recuperação é rápida, com o atleta podendo retornar de duas a quatro semanas após o início do tratamento, passando por fisioterapia progressiva antes de começar a transição para o campo.