A chama olímpica irradia em terras francesas, marcando sua chegada com um espetáculo de cores e luzes em Marselha. A cidade se envolveu no clima dos Jogos, com uma multidão reunida ao longo do cais do porto para testemunhar o desfile dos 1.024 barcos, liderados pelo centenário veleiro Belem, que transporta a tocha. Prevê-se a presença de 150 mil pessoas até a chegada da tocha às 14h (Horário de Brasília), onde será recebida pelo nadador francês Florent Manaudou, medalhista olímpico em Londres 2012.
O evento é uma celebração festiva, com música, desfiles, demonstrações de esportes como breaking e quadras de basquete 3×3 para entreter os espectadores. Além disso, em sintonia com o tema da sustentabilidade, a chama cruzou o mar Mediterrâneo de forma ecológica, velejando da Grécia para o Sul da França.
O veleiro Belem, que transporta a tocha, tem uma história rica que se entrelaça com os Jogos Olímpicos e tem laços com o Brasil. Construído em 1896, o mesmo ano dos primeiros Jogos Olímpicos modernos em Atenas, ele foi nomeado após a cidade brasileira de Belém do Pará, da qual transportava produtos como cacau, rum e açúcar para a França.
O revezamento da tocha, composto por 68 etapas na França, percorrerá 400 cidades, incluindo territórios ultramarinos como Guiana Francesa, Reunião, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Guadalupe e Martinica. Assim, a chama viajará por três continentes além da Europa: América, África e Oceania.