Na noite de segunda-feira (26), uma maleta contendo um laptop e duas chaves USB contendo “dados sensíveis” e planos de segurança da polícia municipal parisiense para os Jogos Olímpicos, foi roubada em um trem na estação Gare du Nord. A fonte policial fez o anúncio na noite de terça-feira (27).
O proprietário da maleta, um engenheiro da prefeitura de Paris, a colocou no espaço para bagagens sob seu assento enquanto viajava de Paris para Creil, ao norte. Minutos depois, percebeu que a maleta havia sumido. Segundo relatos, ele registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia próxima à estação Gare du Nord.
As autoridades confirmaram que o laptop e as chaves USB contêm “material sensível”, incluindo planos de segurança para o tráfego e a circulação em Paris durante os Jogos Olímpicos.
Especialistas em segurança dos transportes estão investigando o caso, com análise das imagens das câmeras de segurança da estação Gare du Nord.
Até o momento, não houve pronunciamentos das autoridades sobre o roubo. Tanto a prefeitura de Paris quanto o Ministério do Interior, planejam mobilizar um grande efetivo para a segurança dos Jogos Olímpicos, mas ainda não se manifestaram sobre o incidente.
O presidente do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos preferiu não comentar o assunto, aguardando confirmação da prefeitura de Paris. A segurança é uma preocupação central para o megaevento esportivo, e o setor de segurança privada pode ser acionado para atender à demanda. O COI afirmou anteriormente que Paris está “mais que pronta”, para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.