O confronto intenso entre Liverpool e Manchester City no último domingo resultou em um golpe duro para Ederson, que pode ficar fora de ação por até um mês devido a uma lesão no músculo reto femoral da perna direita. Isso o torna indisponível para a convocação da seleção brasileira nos duelos contra Espanha e Inglaterra, programados para 23 e 26 de março, respectivamente. A notícia da lesão foi oficialmente comunicada à CBF pelo Manchester City, deixando Dorival Júnior, o novo técnico, sem os dois principais goleiros da Seleção para a Copa do Mundo de 2022, já que Alisson também está lesionado. Bento e Rafael foram os substitutos chamados por Dorival.
Ederson teve que ser substituído no início do segundo tempo do confronto com o Liverpool depois de uma colisão forte com Darwin Núñez, que resultou em um pênalti convertido pelo Liverpool. Após tentar continuar em campo, ele foi substituído devido às dores, participando brevemente da cobrança de pênalti que resultou em gol do Manchester City.
O goleiro participou de 36 dos 44 jogos do Manchester City nesta temporada e foi titular em todos eles. Além disso, ele foi o goleiro principal do Brasil em quatro jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Com a expectativa de um recomeço após um ano difícil em 2023, a Seleção Brasileira enfrentará a Inglaterra em um amistoso em Londres no dia 23 e a Espanha no dia 26 em Madrid, sob a liderança de Dorival Júnior.
Segue abaixo a lista de convocados:
- Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo)*;
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)*;
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona)* e Vini Jr (Real Madrid).