Dois jovens brasileiros fazem parte da quarta edição do Bayern World Squad, uma iniciativa do time alemão que reúne 23 talentos de todo o mundo em busca do sonho de um contrato profissional. Gustavo Telles, de 19 anos, retorna pela segunda vez ao projeto, acompanhado este ano por Maycon Cardozo, de 15 anos. Gustavo, natural de Coronel Fabriciano, foi titular e capitão do Bayern World Squad no jogo festivo de encerramento do projeto em 2023, contra o time sub-19 do Bayern de Munique, marcando o gol da vitória por 1 a 0 de pênalti. Agora, ele busca deixar uma impressão ainda mais marcante. “Todo ano é um desafio. Graças a Deus, no ano passado consegui marcar o gol no jogo mais importante. Mas o que fiz no ano passado já ficou para trás, agora é necessário fazer ainda melhor. Espero ter um desempenho superior a cada partida, para que nossa equipe se saia bem, não apenas individualmente, mas como um todo”, disse o volante brasileiro, que já teve experiência profissional no Ipatinga, de Minas Gerais, e está há três meses vivendo em Munique, dedicado ao projeto do Bayern.
“Gustavo se saiu muito bem no ano passado, por isso o convidamos novamente. Ele está se destacando nos treinos, agora vamos ver como se sai nos amistosos. Lembro-me dos jogos dele na edição passada e espero que ele se supere ainda mais este ano”, afirmou Roy Makaay, ex-atacante do Bayern entre 2003 e 2007, que foi escolhido pelo segundo ano consecutivo para treinar o Bayern World Squad. O grupo, composto por 23 jogadores de 14 países de todos os continentes, está nos Estados Unidos participando de treinamentos e torneios de base. A equipe já disputou três jogos no formato 7×7 em campo society, incluindo um “Der Klassiker” contra a equipe de veteranos do Borussia Dortmund.
Apesar das derrotas nos três jogos, Gustavo Telles aproveitou sua oportunidade e marcou o gol da equipe alemã na derrota por 3 a 1 para o The Town FC, no último amistoso.
Maycon, filho do ex-jogador do Santos Douglas Cardozo, é o mais jovem do grupo. Ele foi o último a se juntar, substituindo um jovem do Kosovo que se lesionou antes de integrar o projeto.
“Maycon é muito jovem para o projeto, por isso não o coloquei para jogar no primeiro torneio, já que havia jogadores mais velhos e o risco de lesão era maior. Mas você pode ver que ele é talentoso, e estou ansioso para vê-lo nos amistosos”, disse Makaay.
Os pais de Maycon se mudaram para a Tailândia quando ele tinha apenas dois anos, e a família continua no país asiático até hoje. Fluente em tailandês, Maycon mantém seu estilo brasileiro de jogo e se considera um atacante agressivo.
“Já joguei contra o sub-17 do Bayern e tive a oportunidade de marcar dois gols, então eles viram que posso jogar contra garotos mais velhos e me deram essa chance. Roy está sempre me orientando, ele é alguém que me dá confiança para jogar”, disse Maycon.
Agora, começa a fase final do projeto, com um torneio “de verdade”, disputado em campo oficial e com times completos (11×11), na Carolina do Norte. O primeiro será nesta terça-feira, contra o sub-19 do Inter Miami, time de Lionel Messi e Luis Suárez. Na quinta-feira, o Bayern World Squad enfrenta os juniores do DC United. O World Squad terminará em 29 de junho, em Munique, com o tradicional amistoso contra o sub-19 do Bayern.
O projeto oferece à equipe alemã a oportunidade de observar jovens talentos que estão no limite das categorias de base. Nenhum jogador do World Squad chegou a jogar no time profissional do Bayern até hoje, mas o atacante nigeriano Daniel Francis chegou a assinar contrato com o clube em 2022. Na época com 18 anos, Francis foi emprestado ao Austria Klagenfurt para ganhar experiência internacional e agora joga no Wacker Innsbruck, também da Áustria.
“Tivemos oito jogadores assinando contrato profissional, embora nem sempre em times de elite, mas três casos são mais conhecidos. Viktor Orakpo, um atacante nigeriano, assinou com o Nice, da França. O goleiro tcheco Viktor Baier está no Viktoria Plzen e já estreou na Liga Conferência, enquanto o meio-campista tailandês Siam Yapp tem contrato com o Burinam United, um dos principais clubes da Tailândia”, afirmou Makaay. O treinador holandês celebra a oportunidade de aproximar jovens de todo o mundo do sonho de se tornar um jogador profissional. Quem sabe, um dia, vestindo a camisa do gigante bávaro.
“Sempre é uma meta encontrar um novo jogador para o Bayern. São jovens que normalmente não teriam a chance de estar conectados a um clube grande como o Bayern, e puderam ser selecionados enviando vídeos mostrando seu talento em 30 ou 40 segundos. Essa é a beleza deste projeto, e meu objetivo nessas quatro semanas é torná-los um pouco melhores”, disse Roy Makaay.