A brasileira Giullia Penalber garantiu uma vaga na disputa pelo bronze inédito para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris ao vencer a alemã Sandra Paruszewski na repescagem da categoria até 57kg do wrestling estilo livre. Agora, ela enfrentará a chinesa Kexin Hong na luta pelo terceiro lugar, marcada para as 14h30 desta sexta-feira.
Com sua performance em Paris, Giullia superou a melhor colocação do Brasil na modalidade, que até então era o oitavo lugar conquistado por Rosângela Conceição na categoria até 72kg nos Jogos de Pequim 2008.
Giullia dominou a luta desde o início. A alemã levou uma penalidade, não conseguiu pontuar em 30 segundos, e Giullia garantiu o primeiro ponto no primeiro round.
No segundo round, Giullia aplicou o primeiro golpe rapidamente, abriu uma vantagem de 5 a 0 e controlou as pegadas de Sandra Paruszewski com eficiência. Com mais 2 pontos no minuto final, Giullia consolidou a vitória com um placar de 7 a 0.
Após a vitória sobre Sandra, Giullia teve uma nova chance de brigar pela medalha quando a moldava Anastasia Nichita derrotou a chinesa Kexin Hong, levando a brasileira para a repescagem.
Giullia estreou nos Jogos contra Rckaela Maree Ramos Aquino, de Guam, e garantiu uma vitória rápida ao derrubar a adversária e imobilizá-la, vencendo por encostamento.
Na sequência, enfrentou a moldava Anastasia Nichita, que havia derrotado a alemã Sandra Paruszewski por 9 a 0. O combate entre Penalber e Nichita foi disputado e travado, com ambas as atletas mantendo uma postura defensiva. Giullia recebeu uma advertência por falta de combatividade, que resultou em uma punição e um ponto para a moldava. Em seguida, Nichita conseguiu derrubar Giullia e venceu por encostamento.