A rivalidade olímpica entre Gabriel Medina e Kanoa Igarashi, que começou nas águas de Tóquio, ganhará um novo capítulo no mar do Taiti. Após vencer a repescagem contra o italiano Leonardo Fioravanti, Igarashi avançou na competição masculina de surfe e agora enfrentará Medina nas oitavas de final em Teahupoo. Em 2021, o japonês eliminou o brasileiro na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio, numa bateria controversa que gerou muito debate na época. Agora, Medina, tricampeão mundial, terá a chance de se vingar e eliminar Igarashi.
Após a performance impressionante de Filipe Toledo na última bateria da repescagem, os brasileiros conhecem seus adversários na próxima fase. Gabriel Medina enfrentará Kanoa Igarashi na quinta bateria das oitavas de final. Medina está no mesmo lado da chave de João Chianca, que disputará contra o marroquino Ramzi Boukhiam. Se ambos avançarem, se enfrentarão nas quartas de final. Do outro lado, Toledo enfrentará o japonês Reo Inaba.
A polêmica entre Medina e Igarashi remonta às semifinais do surfe olímpico em Tóquio-2020. Medina contestou a decisão dos juízes, que deram a vitória a Igarashi com uma nota de 9.33 decisiva para sua classificação.
– É triste quando isso acontece. É difícil passar o ano treinando e se esforçando, e chegar nisso. Fiz o meu melhor, e agora é continuar trabalhando – desabafou Medina após a bateria.
A reclamação de Medina gerou uma reação sarcástica de Igarashi, que ironizou o brasileiro nas redes sociais, provocando ainda mais tensão entre os dois.
– Bla bla bla. Chora q tô feliz (sic) – postou o japonês no X, em resposta à entrevista de Medina.
Medina se incomodou com a postura de Igarashi e respondeu à provocação.
– Fazer palhaçada depois que ganha é fácil. Ganhei inúmeras vezes dele e nunca brinquei. Prefiro trabalhar em silêncio e focar – afirmou Medina.
Desde o confronto em Tóquio, Medina se afastou no início de 2022 para cuidar da saúde mental e terminou a temporada da WSL em 24º. No ano seguinte, terminou em sexto lugar e atualmente está na oitava posição.
Kanoa Igarashi, que teve a melhor temporada de sua carreira em 2022, terminando em quinto lugar, caiu para a 14ª posição em 2023 e está atualmente em 16º. Em Teahupoo, Medina foi eliminado na semifinal por John John Florence, enquanto Igarashi terminou o evento na nona posição.