O jovem atacante de 17 anos, Endrick, não só vem deixando sua marca nos últimos três jogos da Seleção com seus gols, mas também tem sido amplamente elogiado pelo seu comportamento exemplar fora das quatro linhas.
Mesmo em sua terceira convocação, Endrick está ganhando elogios dos companheiros, todos mais velhos que ele. “Vemos sua humildade, seu esforço, e o quanto ele merece estar vivendo esse momento. Não é à toa que ele vem conquistando tudo o que vem conquistando”, afirmou Gabriel Martinelli.
“Ele é muito tranquilo, na dele, e extremamente humilde. É evidente que ele está destinado a grandes feitos. Hoje marcou gol novamente, então estamos muito felizes por ele e torcemos por muitas mais conquistas em sua carreira”, complementou o atacante do Arsenal. Nos treinamentos, Endrick parece já estar completamente integrado com os companheiros. Mesmo sendo o mais jovem, ele sofre alguns “rituais de iniciação”, como começar a roda de bobinho no centro do campo.
Os outros jogadores tentam fazê-lo sentir-se à vontade e, até mesmo os mais jovens, buscam apoiar o novato do grupo: “Ele é um garoto muito tranquilo e maduro para a idade dele. Você percebe isso tanto nas conversas quanto em campo. Não parece que ele tem apenas 17 anos”, compartilhou Rodrygo, 23 anos.
“Pra mim já é um prazer jogar com ele e poder ajudá-lo de alguma forma. Ele está começando no Real Madrid agora, e o começo é sempre difícil, então é importante ter alguém que já passou por isso para ajudar. Assim como o Vini me ajudou, agora eu vou ajudá-lo também”, acrescentou o camisa 10 da Seleção. O técnico Dorival Júnior, embora elogie o jovem, tenta conter a euforia ao seu redor e evita comparações com grandes craques do passado.
Os líderes da Seleção, como o goleiro Alisson e o lateral Danilo, também procuram orientar e proteger o prodígio tanto em entrevistas quanto no dia a dia de treino.
“Cada um tem sua trajetória no futebol, e aqui na Seleção não é diferente. Nós, os mais experientes, tentamos fazer com que os jovens se sintam confiantes para dar o seu melhor, mas eles têm uma personalidade enorme. Endrick é jovem, mas tem uma personalidade muito forte”, disse Alisson, o capitão do Brasil no último sábado. O Brasil entra em campo novamente na quarta-feira, em um amistoso contra os Estados Unidos em Orlando. Apesar do bom momento, Endrick ainda não tem seu lugar garantido na equipe titular.