Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 26 junho, 2024
Início » Estrelas do futebol se preparam para o último brilho na Euro 2024

Estrelas do futebol se preparam para o último brilho na Euro 2024

Por Marina B.

A Euro 2024 terá um tom de despedida para alguns dos grandes nomes que marcaram o futebol mundial nas últimas décadas. Cristiano Ronaldo e Modric, ambos perto dos 40 anos, dificilmente voltarão a disputar a principal competição entre seleções da Europa. O mesmo se pode dizer para o veterano Lewandowski. Juntamente com o trio, Toni Kroos, ex-melhor do mundo e aos 34 anos, confirmou que encerrará sua carreira ao fim deste torneio, que começa nesta sexta-feira com o confronto entre Alemanha e Escócia, às 16h (horário de Brasília).

Para Cristiano Ronaldo, de 39 anos, será o final de uma trajetória de duas décadas competindo na Eurocopa. Após uma estreia marcada por lágrimas de tristeza em 2004, quando Portugal foi vice-campeão diante da Grécia, o astro encontrou redenção em 2016, celebrando com lágrimas de alegria o título inédito sobre a França. Ao longo desse percurso, disputou cinco edições e está prestes a jogar sua sexta, um feito inédito na história do torneio. CR7 continua sendo o artilheiro geral da Euro, com 14 gols ao longo das várias edições, muito à frente do segundo colocado, Michel Platini, com nove gols. E essa vantagem pode aumentar, dado que Cristiano vem sendo titular sob a batuta de Roberto Martínez e marcou 50 gols pelo Al-Nassr na temporada 2023/24. “Estou orgulhoso de ser o primeiro jogador a disputar seis Euros. Estou emocionado, pois isso mostra a longevidade da minha carreira no futebol. No entanto, isso é apenas um capítulo do que Cristiano Ronaldo conquistou no futebol. Estou feliz, sinto-me privilegiado por estar aqui”, afirmou CR7 em entrevista à UEFA.

Modric, aos 38 anos, vem de uma temporada vitoriosa. Apesar de não ter mais o status de titular no Real Madrid, contribuiu para os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol recentemente. Na seleção croata, é peça fundamental: foi o maestro na campanha até a final da Copa do Mundo de 2018 e à semifinal em 2022. Esta será sua quinta Euro e ele deseja ir além das oitavas, sua melhor performance com a Croácia, alcançada em 2021.

Lewandowski, prestes a completar 36 anos, é outro jogador que pode estar se despedindo da Eurocopa. Principal figura da seleção polonesa, conseguiu passar da fase de grupos apenas uma vez em três edições do torneio, em 2016, quando chegaram às quartas de final. Nesta Euro, buscará ao menos repetir essa conquista, após uma temporada discreta em um Barcelona problemático. Além disso, pretende aumentar seu número de gols na competição europeia, que atualmente são cinco.

Toni Kroos optou por fazer da Euro 2024 a despedida de uma carreira histórica. Aos 34 anos, após uma temporada como titular no Real Madrid, agora busca o único troféu que falta em sua coleção. Ele participou do torneio três vezes com a seleção alemã, chegando no máximo às semifinais. Após ser eliminado nas oitavas em 2021, anunciou aposentadoria da seleção, mas voltou para disputar esta Eurocopa em casa.

“Fui convocado pelo técnico, não me convidei. Foi o primeiro passo. Levei algumas semanas para ponderar, considerar todas as possibilidades, o impacto que teria ou não. Tentei avaliar de forma realista. No final, os argumentos a favor pesaram mais do que os contra”, disse Kroos.

Kroos estará em campo nesta sexta-feira, quando a competição começará com o jogo entre Alemanha e Escócia às 16h (horário de Brasília), em Munique. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, SporTV e GE.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.