Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 22 novembro, 2024
Início » Escândalo no atletismo norueguês: Treinador e pai de Jakob Ingebrigtsen acusado de abuso infantil

Escândalo no atletismo norueguês: Treinador e pai de Jakob Ingebrigtsen acusado de abuso infantil

Por Marina B.

Nesta segunda-feira, a Polícia da Noruega comunicou a denúncia contra Gjert Ingebrigtsen por abusos físicos contra um de seus sete filhos. Reconhecido como pai do campeão olímpico dos 1.500m, Jakob Ingebrigtsen, Gjert também desempenhou o papel de treinador do renomado atleta até os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em outubro passado, Jakob e seus irmãos, Filip e Henrik, ambos atletas campeões europeus, tornaram públicas as alegações de violência doméstica perpetradas pelo pai.

Em uma coluna no jornal norueguês Verdens Gang (VG), os três irmãos expressaram: “Crescemos sob a autoridade de um pai agressivo, que recorreu à violência física e ameaças como método educacional. Até hoje, carregamos um profundo desconforto e medo, uma herança de nossa infância.” A investigação conduzida pela Polícia da Noruega examinou as acusações de abuso entre os sete irmãos, porém, para seis deles, a evidência foi insuficiente ou o período de denúncia havia expirado. Consequentemente, Gjert foi formalmente denunciado por maus-tratos contra apenas um de seus filhos, sendo este filho não um dos três proeminentes atletas.

As acusações contra Gjert Ingebrigtsen incluem manipulação física, insultos verbais, ameaças e agressões físicas, incluindo golpes no rosto da criança com a mão ou uma toalha. O treinador de 58 anos refuta veementemente as acusações, declarando por meio de seu advogado, John Christian Elden à agência “AFP”: “No que diz respeito aos casos arquivados, concordamos que não há evidências que comprovem qualquer crime atribuído a Ingebrigtsen. Além disso, contestamos a descrição dos eventos subjacentes à acusação e, portanto, negamos qualquer culpa.”

Após o rompimento com seus filhos, Gjert passou a treinar outro atleta norueguês, Narve Gilje Nordas. Tanto Jakob quanto Nordas já asseguraram suas vagas nas Olimpíadas, entretanto, a Federação de Atletismo da Noruega declarou que não credenciará Gjert para os Jogos de Paris caso seu atleta confirme sua participação.

Além de ser campeão olímpico dos 1.500m, Jakob Ingebrigtsen ostenta o título de bicampeão mundial dos 5.000m e possui duas medalhas de prata em Mundiais na prova dos 1.500m. Por sua vez, Henrik e Filip conquistaram os títulos europeus dos 1.500m em 2012 e 2016, respectivamente.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.