Dorival Júnior recebeu uma boa notícia para sua primeira convocação: a possibilidade de escolher três jogadores adicionais para a lista que será anunciada na próxima sexta-feira. Ao todo, serão convocados 26 jogadores para os amistosos contra a Inglaterra, em Londres, no dia 23, e a Espanha, em Madrid, no dia 26.
A decisão da CBF foi tomada após obter uma resposta positiva da Real Federação Espanhola de Futebol, que concordou em permitir mais jogadores disponíveis para a partida no Santiago Bernabéu. A entidade aguarda agora uma resposta da Federação Inglesa de Futebol (The FA), mas Dorival Júnior já terá à sua disposição 26 atletas. Este número é o mesmo que Tite levou para a última Copa do Mundo, no Catar, devido aos impactos da pandemia de Covid-19. Em virtude desse cenário, a Fifa autorizou a convocação de três jogadores extras além do habitual.
Isso proporcionará à comissão técnica liderada por Dorival mais tempo para observar os jogadores visando a Copa América, que será sua primeira competição oficial após a convocação de junho. Dorival revelou que possui uma pré-lista de 50 a 55 nomes desde que assumiu a Seleção, e destacou que a condição dos jogadores que atuam no exterior é considerada para a convocação de sexta-feira, dada a fase mais avançada da temporada. A convocação acontecerá na sexta-feira, às 13h (horário de Brasília), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com apresentação dos jogadores marcada para o dia 18, em Londres, e treinamentos no CT do Arsenal para os confrontos com Inglaterra e Espanha.