O trio imbatível de Stephen Curry, Draymond Green e Klay Thompson no Golden State Warriors pode ter chegado ao fim. A dolorosa derrota para o Sacramento Kings por 118 a 94 na última terça-feira, que deixou o Warriors fora dos playoffs da NBA, pode ter sido o último capítulo dessa saga. Embora Curry e Green ainda estejam sob contrato com a franquia por alguns anos, o futuro de Thompson é incerto. Klay estará disponível no mercado durante a agência livre da NBA após o término da temporada. Não há garantias sobre sua permanência nos Warriors.
Após enfrentar duas temporadas inteiras de lesões no joelho e no tendão de Aquiles, em 2019/20 e 2020/21, Thompson voltou para ajudar o Warriors a conquistar o sétimo título em 2022. Durante seus anos na franquia, ele construiu uma parceria de mais de uma década com Curry. O astro comentou sobre a possível saída de seu colega de equipe e a lacuna que seria deixada no trio com Draymond Green: “Não consigo imaginar o time sem eles. Entendo que a dinâmica da liga muda e que muitas variáveis estão envolvidas. Não jogaremos juntos para sempre. No final do dia, só quero vencer. Isso é o que me preocupa.”
Embora Klay Thompson não tenha se pronunciado após a eliminação, tanto Draymond Green quanto o treinador Steve Kerr expressaram o desejo de tê-lo de volta. Ambos deixaram claro que desejam a permanência de Thompson no time e não descartaram essa possibilidade.
“Obviamente, queremos que o Klay retorne. Passamos por muitas coisas juntos: momentos incríveis e alguns momentos difíceis, mas enfrentamos tudo isso juntos. Entendo que ele tem uma decisão a tomar, e ele tomará a melhor decisão para si mesmo. A equipe também tem uma decisão a tomar, e tomaremos a melhor decisão para o time. Não vejo um cenário em que a saída de Klay seja o melhor para esta equipe”, disse Green.
“Precisamos que o Klay retorne. Falo em nome de todos na organização, queremos tê-lo de volta. Há, obviamente, questões contratuais a serem resolvidas, mas o que o Klay representou para esta franquia… definitivamente o queremos”, acrescentou o treinador do Warriors.
Juntos, Green, Curry e Thompson conquistaram quatro campeonatos e acumularam seis participações em finais. No ano passado, Green renovou com a franquia por quatro anos, sendo o último com uma opção de renovação automática do próprio jogador. Curry, por sua vez, assinou uma renovação em 2021, também por mais quatro temporadas.