Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 12 outubro, 2024
Início » COB e atletas olímpicos estendem mão ao Rio Grande do Sul em meio à devastação

COB e atletas olímpicos estendem mão ao Rio Grande do Sul em meio à devastação

Por Marina B.

Num gesto de solidariedade diante da calamidade ambiental no Rio Grande do Sul, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) mobiliza esforços para auxiliar os atletas afetados em Porto Alegre e contribuir com a população atingida pelas enchentes. Em meio a uma semana de tragédia que deixou uma centena de vítimas fatais, a entidade lançou uma série de iniciativas altruístas.

O COB está facilitando a saída de atletas de modalidades como águas abertas, ginástica artística e judô, dos clubes Sogipa e do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre para outras cidades, garantindo que mantenham suas condições de treinamento visando os Jogos Olímpicos de Paris, a apenas 79 dias de distância, e outras competições internacionais. Em colaboração com as respectivas confederações, o COB monitora de perto a situação desses atletas, muitos dos quais já estão classificados ou próximos da vaga olímpica.

Como alternativa de deslocamento, alguns atletas estão percorrendo de carro os 460 km até Florianópolis, de onde pegam voos para outras cidades do país. O COB cobrirá os custos das passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante o período em que estiverem em seus novos locais de treinamento.

Alguns exemplos incluem a nadadora Viviane Jungblut, já classificada para Paris, que se dirigirá ao Rio de Janeiro para treinar no Maria Lenk antes de embarcar para a Copa do Mundo na Itália, e a judoca Jéssica Lima, que seguirá para São Paulo para seus treinamentos. As ginastas Andreza Lima, Rafaela Severo Oliva e Luiza de Souza Abel têm planos de sair de Porto Alegre em breve para treinar no Rio, no CT do COB, visando ao Campeonato Pan-Americano na Colômbia, no final de maio.

Além disso, o COB realizará uma doação de R$ 100 mil ao estado do Rio Grande do Sul, proveniente de recursos privados, e iniciou uma campanha solidária entre seus mais de 200 funcionários para arrecadar galões d’água, que serão enviados para as comunidades afetadas pelas enchentes.

Em um gesto tocante, o campeão olímpico e mundial de surfe, Italo Ferreira, vendeu 10 pranchas autografadas para ajudar as vítimas das enchentes, conseguindo arrecadar R$ 100 mil em apenas uma hora na terça-feira.

Apesar dos esforços, a situação permanece crítica no Rio Grande do Sul, com o último boletim da Defesa Civil do estado reportando 100 mortes confirmadas devido aos temporais, além de outros 4 óbitos em investigação. O número de desabrigados e desalojados chega a 230,4 mil pessoas, com 1,4 milhão de indivíduos afetados em 417 dos 497 municípios do estado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.