Na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), Caio Bonfim fez história ao conquistar a medalha de prata na marcha atlética de 20 km durante os Jogos Olímpicos de Paris, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar um pódio nesta modalidade. Com 33 anos, Bonfim se destacou ao liderar a prova em diversos momentos e acabou garantindo seu lugar na disputa por medalhas, mesmo enfrentando duas punições na reta final.
Caio Bonfim concluiu a prova com um tempo de 1h19m09s, ficando apenas 14 segundos atrás do equatoriano Brian Daniel Pintado, que levou o ouro com 1h18m55s. O espanhol Álvaro Martín ficou com o bronze, com 1h19m11s. Outros brasileiros na competição foram Max Batista, que terminou em 28º lugar, e Matheus Corrêa, em 39º. Na marcha feminina, Érica Sena terminou em 13º, Viviane Lyra em 18º, e Gabriela Souza em 36º.
Após a conquista, Bonfim comentou a importância do feito: “Olimpíadas são diferentes de tudo. Eu dei o meu melhor em cada momento deste ciclo olímpico curto. Esta medalha é um marco e espero que abra ainda mais portas para a marcha atlética no Brasil.”
Bonfim, que reside em Sobradinho (DF) com a família e é treinado por seus pais, também destacou a dedicação necessária para alcançar esse resultado. Ele subiu ao pódio pela primeira vez em sua quarta participação olímpica, após competir em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021.
Na prova feminina, a chinesa Yang Jiayu conquistou o ouro, a espanhola María Pérez levou a prata e a australiana Jemima Montag o bronze. A campeã olímpica de Tóquio, Antonella Palmisano, não completou a prova. A melhor brasileira na disputa foi Érica Sena, que terminou em 13º lugar com 1h29m32s, após uma penalidade de dois minutos.