A categórica vitória sobre a Turquia no domingo (16) marcou o 12º resultado positivo do Brasil em 12 jogos na Liga das Nações (VNL) feminina de vôlei. Com esse feito, a seleção verde e amarela se tornou a primeira a encerrar a fase classificatória do torneio, disputado desde 2018, com 100% de aproveitamento, incluindo o naipe masculino. O técnico Zé Roberto Guimarães expressou animação com a conquista, mas já pediu foco nos desafios da fase final da VNL:
“A invencibilidade é motivo de orgulho, mas precisamos virar a página. É crucial mantermos o foco e o envolvimento do grupo. O comprometimento com a parte técnica, tática, alimentação e descanso tem sido fundamental. Agora é um novo campeonato, e já precisamos pensar na Tailândia”, destacou após o triunfo sobre as turcas.
A Tailândia será a adversária do Brasil nas quartas de final, após garantir vaga por sediar a fase decisiva da Liga das Nações feminina. Embora tenham terminado na 13ª posição na tabela, com três vitórias e nove derrotas, as tailandesas enfrentarão as brasileiras, consideradas favoritas. Em caso de vitória, o Brasil enfrentará China ou Japão nas semifinais.
Confira as datas das quartas de final da VNL feminina:
- Quinta-feira (20 de junho) 7h (de Brasília): China x Japão – transmissão do Sportv3 10h30 (de Brasília): Brasil x Tailândia – transmissão do Sportv2
- Sexta-feira (21 de junho) 7h (de Brasília): Itália x Estados Unidos – transmissão do Sportv2 10h30 (de Brasília): Polônia x Turquia – transmissão do Sportv2
O Brasil alcançou um feito inédito na fase classificatória da VNL feminina de vôlei, superando os Estados Unidos, tricampeões, que chegaram perto do 100% em edições anteriores. A expectativa agora é que a invencibilidade sirva como motivação para a busca pelo título inédito da competição.
Além disso, a liderança no ranking mundial feminino de vôlei foi recuperada pelo Brasil, com a vitória sobre a Turquia, marcando 399,59 pontos e abrindo uma vantagem de 24 pontos sobre a Itália, agora vice-líder. A Turquia caiu para o terceiro lugar, garantindo ao Brasil a condição de cabeça de chave no sorteio dos grupos das Olimpíadas de Paris, ao lado da França, país-sede, e da Itália, segunda colocada.
O sorteio das chaves olímpicas femininas de vôlei acontecerá na próxima quarta-feira (19), às 8h (de Brasília), com transmissão do Sportv.