Nas primeiras horas das Paralimpíadas de Paris 2024, o Brasil já começa a garantir medalhas. Cátia Oliveira e Joyce Olivera, competindo na categoria de duplas femininas no tênis de mesa paralímpico, venceram Fawzia Elshamy e Ola Soliman, do Egito, por 3 sets a 0. Com a vitória, elas asseguraram uma vaga no pódio da classe WD5, para atletas cadeirantes. A semifinal da categoria está marcada para sexta-feira (30), às 7h (de Brasília). Se vencerem, as brasileiras disputarão a medalha de ouro no mesmo dia, a partir das 15h. Caso contrário, garantirão a medalha de bronze, pois a modalidade premia os dois semifinalistas eliminados.
“Na minha carreira, faltam duas medalhas, a do Mundial e a Paralímpica. Esse sonho está se realizando. O bronze já está garantido, mas queremos buscar o ouro. A Coreia é muito forte, mas vencemos a última vez”, disse Joyce.
A semifinal promete ser desafiadora, já que Cátia e Joyce enfrentarão as sul-coreanas Seo Su Yeon e Yoon Jiu, cabeças de chave número 1 do torneio. As asiáticas entraram diretamente na semifinal após um “bye”, e enfrentarão as brasileiras em seu primeiro jogo da competição.
Além da semifinal, Cátia terá outra missão nesta quinta-feira: ela se juntará a Lucas Arabian na categoria de duplas mistas, na classe XD7. Eles enfrentarão Ying Zhou e Panfeng Feng, da China, a partir das 12h45 (de Brasília).
Outros brasileiros no tênis de mesa:
Na classe WD5, Carla Azevedo e Marilene Santos representaram o Brasil um pouco antes das compatriotas, mas foram eliminadas pela dupla chinesa Liu Jing e Xue Juan. Na classe WD20, Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos também perderam para uma dupla chinesa por 3 a 0 e foram eliminadas nas oitavas de final.
Na classe MD18, Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad venceram a dupla número 1 do mundo, formada pelos espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas. O jogo das oitavas de final terminou com o placar de 3 a 1 (9/11, 11/9, 11/9, 11/6). Com essa vitória, os brasileiros avançam para as quartas de final, onde enfrentarão os franceses Mateo Boheas e Thomas Bouvais. Se vencerem, também garantirão uma medalha.
Na classe WD20, Sophia Kelmer e Jennyfer Parinos foram derrotadas pelas chinesas Guiyan Xiong e Chunxiao Hao por 3 sets a 0 (11/1, 11/5, 11/7).