Nesta quinta-feira, o Brasil assegurou mais uma vaga na vela para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Marco Grael e Gabriel Simões garantiram a conquista ao se sagrarem campeões da 15ª regata da classe 49er durante a Semana Olímpica de Hyères, na França. Esse triunfo garantiu uma das quatro vagas disponíveis para a classe no evento olímpico.
Os brasileiros encerraram sua participação na Regata da Última Chance em terceiro lugar na classificação geral. Ao longo das primeiras 15 regatas da classe 49er, acumularam 89 pontos, conquistando o primeiro lugar em três provas e o segundo lugar em duas. Durante essa fase da competição, a embarcação brasileira já se posicionava entre os quatro primeiros da classificação geral, ficando atrás da Alemanha, líder com 86 pontos, e da Bélgica, em segundo com 87 pontos. Mesmo antes da regata da medalha, última etapa da competição, a dupla brasileira já havia acumulado pontos suficientes para garantir a classificação para os Jogos Olímpicos em Paris.
Entretanto, a participação da dupla Marco Grael e Gabriel Simões na França ainda não está confirmada. A vaga pertence à equipe brasileira, e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) convocará os atletas de acordo com as regras de classificação estabelecidas.