O técnico Arne Slot, do Feyenoord, confirmou que será o próximo treinador do Liverpool. O holandês de 45 anos substituirá o alemão Jürgen Klopp, que deixará o clube inglês ao final da temporada. Embora os clubes ainda não tenham feito um anúncio oficial sobre o acordo, Slot revelou a notícia em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira.
“Posso confirmar que vou me tornar o treinador do Liverpool na próxima temporada”, afirmou Slot.
O Liverpool estava em negociações com Slot desde abril e pagará uma multa elevada para liberá-lo do Feyenoord. Desde então, o treinador vinha expressando publicamente seu desejo de comandar o time inglês. Nas redes sociais, o Feyenoord adotou um tom de despedida: “A era Arne Slot está chegando ao fim. Vamos aproveitar esses últimos momentos”.
Slot dirigirá o Feyenoord pela última vez neste domingo, contra o Excelsior, na última rodada do Campeonato Holandês. A equipe terminará a temporada em segundo lugar na Eredivisie, com o PSV levando o título.
Desde que assumiu o cargo em 2021, Slot levou o Feyenoord ao vice-campeonato da Liga Conferência em 2021/22, ao 16º título do Campeonato Holandês em 2022/23 e à conquista da Copa da Holanda em 2023/24.
A despedida de Klopp do Liverpool também será neste domingo, em jogo contra o Wolverhampton, em Anfield, na última rodada da Premier League. Klopp deixará o clube após oito temporadas e oito títulos: um Mundial de Clubes, uma Champions League, uma Premier League, uma Copa da Inglaterra, duas Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da Europa e uma Supercopa da Inglaterra.
Klopp anunciou em janeiro que sairia do Liverpool ao fim da temporada atual, apesar de ter contrato até 2026. Desde então, o clube buscava um substituto de consenso, com vários nomes sendo especulados pela imprensa europeia. Xabi Alonso, ex-jogador do Liverpool e atual técnico do Bayer Leverkusen, foi um dos mais comentados, mas optou por permanecer na Alemanha. Outra opção considerada foi Rúben Amorim, campeão do Campeonato Português com o Sporting.