Bruno Caboclo, que teve uma atuação marcante pela seleção brasileira de basquete nas Olimpíadas de Paris, atraiu o interesse de várias equipes internacionais. O brasileiro, cogitado por franquias da NBA desde o término do torneio, começará um período de treinamento com o Golden State Warriors para tentar garantir uma vaga na equipe. Atualmente jogando pelo Partizan NIS na Sérvia, Caboclo enfrenta uma possível ação legal do clube caso se junte a outra equipe. O Partizan exige um milhão de dólares como compensação pela saída do ala-pivô, que deseja rescindir seu contrato sem essa indenização.
Em entrevista ao jornal sérvio Sportando, o empresário de Caboclo, Daniel Hazan, revelou que o jogador treinará com o Golden State Warriors até quinta-feira (29) com o objetivo de assinar um contrato. Caboclo também recebeu uma oferta do Hapoel Tel Aviv, de Israel, no valor de R$ 10,4 milhões por uma temporada. O Cleveland Cavaliers também demonstrou interesse recentemente, mas não houve acordo.
O contrato de Caboclo com o Partizan está sendo investigado pela Federação Internacional de Basquete (FIBA). A imprensa sérvia informa que o contrato do jogador com o clube sérvio era de um ano com uma opção adicional, e que ele iniciou negociações com outras franquias imediatamente após as Olimpíadas, ainda vinculado ao Partizan. O clube exige um pagamento de um milhão de dólares (mais de R$ 5 milhões) caso Caboclo se junte a uma franquia da NBA, enquanto o jogador e seu empresário buscam uma rescisão sem essa compensação.
Caboclo alega que o Partizan não o pagou e, portanto, considera-se livre para negociar. O clube, por outro lado, afirma que o jogador abandonou a equipe sem permissão antes da final da Superliga nacional contra o Estrela Vermelha, alegando que Caboclo estava na Flórida devido a uma audiência envolvendo seu filho de cinco anos. O Partizan acusa Caboclo de violar o regulamento disciplinar e, se a FIBA decidir a seu favor, o clube pode não receber a compensação financeira prevista.
Caboclo já teve experiências anteriores na NBA, sendo draftado pelo Toronto Raptors em 2014 e tendo passagens por Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e Houston Rockets, além de ter jogado na G-League. Na Europa, defendeu Limoges CSP na França, Capitanes de Arecibo em Porto Rico, Ratiopharm Ulm na Alemanha e, no Brasil, o São Paulo na Liga Nacional de Basquete (NBB).
A temporada da NBA começa em 22 de outubro. O Boston Celtics enfrentará o New York Knicks na estreia, e o Los Angeles Lakers jogará contra o Minnesota Timberwolves na segunda partida. O Golden State Warriors, que conta com o brasileiro Gui Santos em seu elenco, jogará contra o Portland Trail Blazers no dia 23, às 23h (Horário de Brasília).