Como parte do planejamento de segurança para o show da cantora Madonna, no sábado (04/05), na Praia de Copacabana, o Governo do Estado do Rio mobilizou 1.500 agentes da Polícia Civil desde o feriado da última quarta-feira (01/05). No esquema de segurança estão envolvidos policiais da Core, das delegacias de Apoio ao Turismo, do Aeroporto Internacional, de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, e de Atendimento à Mulher.
Centrais de flagrantes estão operando nas delegacias de Copacabana (12ª DP), Leblon (14ª DP) e Ipanema (13ª DP), onde o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos também está atuando, com apoio de policiais e peritos criminais. O reforço na segurança se estende às delegacias da Zona Sul e do Centro, assim como à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
O governador Cláudio Castro ressaltou que o efetivo está empenhado em garantir a segurança dos fãs da Madonna e dos turistas que participarem do evento, comparando-o a grandes festividades como o Carnaval e o Réveillon.
Além disso, uma base temporária da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) foi estabelecida na Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), em Copacabana. Postos da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) e da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) também foram instalados na 15ª DP, na Gávea.
O secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, destacou que as forças policiais estão concentradas em garantir a segurança tanto na Zona Sul quanto no Centro, assim como nos principais pontos de entrada da cidade do Rio de Janeiro.