Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » STF e Alexandre de Moraes sob críticas por repressão à liberdade de expressão, diz WSJ

STF e Alexandre de Moraes sob críticas por repressão à liberdade de expressão, diz WSJ

Por Marina B.

Uma coluna de opinião publicada neste domingo (9) no The Wall Street Journal responsabiliza o STF e o ministro Alexandre de Moraes pela situação da liberdade de expressão no Brasil. Assinada pela colunista Mary Anastasia O’Grady, o artigo critica a decisão de Moraes de bloquear o X (antigo Twitter), ação que, segundo a jornalista, teve o objetivo de “silenciar aqueles que desafiam a versão oficial do Estado”.

O’Grady aponta que a repressão à liberdade de expressão e a violação do devido processo legal no Brasil começaram em 2020 e vêm se agravando. Ela destaca que o principal problema, ainda não amplamente reconhecido pelos brasileiros, é que o STF, “sob a liderança de Moraes e outros com sede de poder”, tem se envolvido profundamente na política nacional por mais de quatro anos.

A jornalista também relembra o papel da Suprema Corte na anulação das condenações por corrupção contra Lula e outros políticos, o que levou à libertação de Lula e sua posterior candidatura à presidência. Segundo ela, os defensores dos condenados se empenharam em deslegitimar a Operação Lava Jato no debate público.

“Fundo do poço”

Para O’Grady, as críticas à atuação do STF na anulação dos processos da Lava Jato fizeram com que Moraes e outros ministros “se vissem acima da população e de qualquer crítica”, resultando em uma postura intolerante diante das manifestações públicas contra eles. Ela menciona os episódios de censura durante a campanha eleitoral de 2021, quando Moraes presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a vitória de Lula por uma pequena margem de votos e a impossibilidade de realizar uma recontagem física – “uma auditoria foi inviável porque a Suprema Corte derrubou uma lei que permitiria um registro em papel para verificar os resultados eletrônicos”, escreve a colunista –, cidadãos frustrados protestaram em Brasília, o que culminou no caos de 8 de janeiro de 2022.

Segundo O’Grady, Moraes utilizou esse evento para justificar abusos processuais, incluindo a manutenção de inquéritos secretos contra críticos do Estado. Ela argumenta que essa postura está “minando a confiança dos brasileiros nas instituições”, e que a crescente repressão à liberdade de expressão só agrava o problema. “Em vez de fortalecer a democracia, a tendência é que o país afunde ainda mais”, conclui a colunista.

As informações são da Gazeta do Povo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.