O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou, na manhã desta sexta-feira, 14, um pedido de abertura de investigação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado André Janones (Avante-MG) e a influenciadora digital Denise Tremura.
Em uma live no Twitter/X, Denise admitiu que Janones comandava um esquema de disseminação de fake news contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Nikolas, as declarações de Denise são graves e precisam ser investigadas. Como noticiado pela Oeste na segunda-feira, 11, Denise Tremura confessou que participou de um esquema de disseminação de fake news contra Bolsonaro durante as eleições de 2022. Um vídeo publicado pelo portal independente The Incorrupt mostra Denise dizendo que Lula precisa “meter um Janones” na Secretaria de Comunicação Social para pautar as discussões da esquerda, como era feito durante o segundo turno do pleito.
A influenciadora revelou que a esquerda espalhava fake news sobre o então presidente para que a direita “perdesse tempo” desmentindo as notícias falsas em vez de falar sobre Lula. Ela tentou justificar essa estratégia ao afirmar que as “informações” divulgadas sobre Bolsonaro “não eram necessariamente falsas”.
“Era o Janones que estava pautando”, afirmou durante o Spaces. “Aí, os bolsonaristas não tinham tempo de espalhar fake news, porque eles estavam ocupados desmentindo as nossas fake news. É isso que tem que acontecer.”
Nikolas comentou o caso no dia anterior. Em um tuíte publicado na quinta-feira, 13, ele falou sobre a confissão da influenciadora de esquerda. “Eles precisam de um mentiroso contumaz para ‘comandar’ a pauta: fake news“, disse. “Se não for assim, a esquerda não tem apoio, nem comando nas redes.”