Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 3 outubro, 2024
Início » Lula provocou caos político, ao comparar Israel ao nazismo

Lula provocou caos político, ao comparar Israel ao nazismo

Por Marina B.

Uma pesquisa de opinião divulgada nesta quarta-feira (6), revelou que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparando a guerra entre Israel e o Hamas ao nazismo na Segunda Guerra Mundial, causou uma queda em sua popularidade em fevereiro, mesmo entre os seus apoiadores. A maior redução ocorreu entre os evangélicos, que representam cerca de um terço da população. Nesse grupo, a avaliação negativa do governo Lula saltou de 36% para 48%.

O levantamento quantitativo foi conduzido pela consultoria Genial/Quaest entre os dias 25 e 27 de fevereiro, entrevistando duas mil pessoas. Com essa amostra e método, as consultorias afirmam alcançar um nível de confiabilidade de 95%.

Os resultados corroboram o que já era perceptível: a fala de Lula sobre o Holocausto provocou constrangimento na diplomacia brasileira, fortaleceu o ato pró-Bolsonaro em 25 de fevereiro e prejudicou os esforços de Lula para reconquistar a simpatia dos parlamentares evangélicos. Os evangélicos têm uma forte ligação com Israel por questões culturais e religiosas, além de o país abrigar locais sagrados para ambas as religiões.

Além disso, a referência ao Holocausto gerou agradecimento por parte dos terroristas do Hamas e aumentou em mais de 230% as denúncias de antissemitismo no Brasil, segundo a Federação Israelita de São Paulo.

De acordo com a pesquisa Quaest, 60% dos entrevistados consideraram que Lula exagerou em sua declaração sobre o Holocausto. Entre os apoiadores de Lula, esse índice foi de 43%. Os entrevistados podiam escolher entre “exagerou”, “não exagerou” ou “não tenho opinião”.

“Essa pesquisa apresenta um cenário bastante desfavorável para o governo Lula”, avalia o cientista político Adriano Cerqueira, professor do Ibmec e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). “Lula está se radicalizando, afastando-se do centro político e adotando um discurso de extrema esquerda. Isso ficou bastante evidente nos resultados da pesquisa. Portanto, foi um resultado muito ruim para Lula, e se ele quiser melhorar sua performance, precisará aprimorar sua comunicação política”, destaca o especialista.

Lula continua insistindo com declarações de que o Brasil voltou a ser visto no cenário mundial, que deixou de ser um pária…, porem é exatamente o contrário o que está acontecendo. No governo Bolsonaro, o Brasil era bem- visto e agora está sendo malvisto por todo o mundo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.