Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 28 junho, 2024
Início » Julian Assange livre e pronto para voltar para casa após acordo com Justiça dos EUA

Julian Assange livre e pronto para voltar para casa após acordo com Justiça dos EUA

Por Marina B.

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, é agora um homem livre. Assange deixou o Reino Unido e embarcou em um avião rumo às ilhas Marianas, um protetorado norte-americano, onde será apresentado a um juiz como parte de um acordo com a Justiça dos Estados Unidos. Assange aceitou se declarar culpado por divulgar segredos de defesa dos EUA e, em troca, recebeu uma pena de cinco anos de prisão, já cumpridos no Reino Unido, de modo que não deve retornar à prisão.

Assange havia recorrido ao Supremo Tribunal britânico contra a ordem de extradição para os Estados Unidos.

Após a audiência nas Marianas, Assange deve seguir para a Austrália, seu país natal.

Assange passou os últimos cinco anos em uma prisão de alta segurança no Reino Unido, após um período em que esteve refugiado na embaixada do Equador em Londres, enquanto lutava contra os pedidos de extradição da justiça norte-americana, acusado de divulgar segredos de defesa altamente confidenciais através de sua plataforma. O australiano foi libertado na manhã de segunda-feira, mas a notícia só foi divulgada à noite. Um vídeo divulgado pelo Wikileaks no X (antigo Twitter) mostra Assange embarcando em um avião no aeroporto de Stansted, na tarde de segunda-feira, após ser libertado da prisão de Belmarsh.

Em 2010, o Wikileaks publicou uma série de documentos sobre operações norte-americanas no Afeganistão e no Iraque, fornecidos pela denunciante Chelsea Manning. Na mesma época, Assange foi acusado de agressão sexual pela Suécia, que pediu sua extradição, levando-o a se refugiar na embaixada equatoriana em Londres. As autoridades norte-americanas então o acusaram de espionagem e pediram sua extradição.

Em 2019, uma operação policial o retirou da embaixada, e ele passou a viver em uma cela isolada de 2×3 metros na prisão de alta segurança de Belmarsh.

Um amplo movimento mundial tem pressionado pela libertação de Assange. No momento de sua liberação, o Wikileaks e a família agradeceram a todos os apoiadores. Assange em breve se reunirá com sua esposa, Stella, com quem se casou na prisão, e com seus dois filhos, que conheceram o pai apenas na condição de preso.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.