Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 19 maio, 2024
Início » Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Por Marina B.


O líder político do Hamas comunicou ao primeiro-ministro do Qatar e ao ministro dos Serviços de Informação do Egito a decisão de aceitar uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Segundo a AP, o Hamas anunciou sua aceitação em um comunicado divulgado na segunda-feira. O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, expressou sua intenção de aceitar a proposta durante uma ligação telefônica com o primeiro-ministro do Qatar, Sheikh Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani, e o ministro dos Serviços de Informação do Egito, Abbas Kamel.

O Egito e o Qatar têm desempenhado papéis de mediação em meses de negociações entre Israel e o Hamas. Até o momento, Israel ainda não respondeu oficialmente aos termos do acordo proposto.

Segundo a Reuters, citando a Al Jazeera, um alto funcionário israelense, sob condição de anonimato, criticou o Hamas por ter aprovado uma versão “suavizada” da proposta egípcia, que não seria aceitável para Israel. A proposta incluía, segundo a fonte, conclusões “a longo prazo” que Israel não endossaria. Os meios de comunicação israelenses relatam que o governo de Israel não aceitou o acordo em negociação.

O anúncio do Hamas ocorreu horas após Israel instruir os palestinos a evacuar a cidade de Rafah, no sul de Gaza, em preparação para uma operação militar. Israel alega que Rafah é o último bastião do Hamas na Faixa de Gaza. O anúncio foi recebido com aplausos pelos palestinos em Rafah, onde a maioria da população de Gaza se concentra, e espera-se que detenha a ofensiva militar.

Os detalhes da proposta ainda não foram divulgados. Nos últimos dias, autoridades egípcias e do Hamas indicaram que a proposta prevê um cessar-fogo em fases, com a libertação de reféns mantidos em Gaza pelo Hamas em troca da retirada das tropas israelenses do enclave palestino. Não está claro se o acordo atenderá à principal exigência do Hamas de pôr fim à guerra em Gaza e à total retirada das forças israelenses do território.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.