As plataformas de streaming de música estão cada vez mais focadas em personalizar a experiência do usuário através do uso de inteligência artificial. A mais recente aposta dessas plataformas é permitir que os usuários criem playlists através de comandos semelhantes aos utilizados em chatbots.
Os serviços de música têm divulgado várias ferramentas nesse sentido. Essa funcionalidade possibilita a criação de playlists a partir de instruções que abrangem uma variedade de temas, como lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores e até emojis.
O Spotify, por exemplo, exemplificou alguns comandos que podem ser utilizados para gerar listas de músicas, como: “Criar uma playlist de indie folk para relaxar a mente”, “Músicas relaxantes para acompanhar durante a temporada de alergias”, e “Uma playlist que me faz sentir como o protagonista”.
Por enquanto, essa ferramenta foi disponibilizada apenas para usuários Premium no Reino Unido e na Austrália, tanto para Android quanto para iOS. O Spotify anunciou planos de aprimorar a criação de playlists por IA nos próximos meses, mas não deu informações sobre a disponibilidade dessa funcionalidade em outros países, incluindo o Brasil.
A Amazon Music também entrou nessa tendência com o lançamento da versão beta do Maestro, uma ferramenta semelhante ao Spotify que também aceita comandos de voz para criar listas de músicas. Essa opção está disponível apenas para alguns usuários nos Estados Unidos com contas gratuitas, clientes Prime e assinantes do Amazon Music Unlimited, em dispositivos iOS e Android, sem previsão de lançamento em outros países.
Já a Deezer utiliza inteligência artificial em seu recurso Flow, que cria playlists personalizadas com base no humor ou gênero musical favorito do usuário. O Flow analisa o histórico de escuta, bem como as músicas favoritas e aquelas que o usuário não gosta, para gerar um mix infinito. Além disso, é possível importar a biblioteca de músicas de outros serviços de streaming para o Flow, que então gera uma playlist personalizada com base nesse conteúdo.