Uma nova plataforma, desenvolvida pelo Observatório de Negócios de Impacto Social e Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, agora conecta mais de 350 negócios de impacto social e ambiental, juntamente com 53 dinamizadoras que atuam no estado. Utilizando um mapeamento georreferenciado, o hub digital facilita a conexão entre esses negócios e as instituições que apoiam ou podem apoiar suas iniciativas.
A plataforma permite uma conexão mais direta e eficiente entre os negócios e os apoiadores, facilitando a renovação dessas parcerias. Ela abrange uma ampla gama de temas, desde agricultura e desenvolvimento urbano até conservação ambiental e direitos sociais, como direitos das pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, entre outros.
Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis do CEFET-RJ e o Rio de Impacto, com o apoio da Faperj, em colaboração com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis.
Inessa Salomão, diretora do Observatório de Negócios de Impacto Social e Ambiental, ressalta que essa plataforma se tornou um legado para o estado do Rio em termos de políticas públicas.
A plataforma, além de concentrar os dados de forma organizada, tem o potencial de dar visibilidade ao impacto ambiental, social e econômico dos negócios. Os próximos passos envolvem a constante atualização da plataforma, incluindo novos negócios e dinamizadoras.
Marcelo Corenza, assessor da Diretoria de Tecnologia da Faperj, destaca a importância dessa concentração de dados em uma única plataforma, facilitando o acesso e a utilização dessas informações para formulação de políticas públicas e tomada de decisões.
A plataforma se alinha com a Lei Nº 8.571, de 16 de outubro de 2019, que institui a política estadual de investimentos e negócios de impacto social no Rio de Janeiro, promovendo o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.