O Observatório Solar registrou várias ocorrências do fenômeno nos últimos dias, resultando em auroras boreais ao redor do mundo.
No último domingo (12), às 13h26, o Sol emitiu uma poderosa explosão solar. O Observatório Solar da NASA, uma sonda não tripulada que estuda os processos solares que afetam diretamente a Terra, capturou uma imagem impressionante do evento.
A imagem destaca um subconjunto de luz ultravioleta extrema, evidenciando o material extremamente quente nas explosões, colorido em verde-azulado. O fenômeno é visível no flash brilhante no canto inferior direito da foto.
Classificada como X10, essa explosão solar indica uma das mais intensas, com o número especificando sua força. Dependendo do impacto na Terra, essas tempestades podem interferir em comunicações, energia elétrica, navegação, e operações de rádio e satélite.
Nos últimos dias, o Observatório Solar da NASA registrou várias explosões solares, causando auroras boreais e austrais nos polos do planeta como resultado das atividades solares.