Recentemente, Elon Musk, o CEO da Tesla, utilizou o Twitter para abordar a Toyota, convidando a montadora japonesa a se juntar às outras empresas que adotaram o padrão de conector de recarga da Tesla, conhecido como North American Charging Standard (NACS).
Nas últimas semanas, várias fabricantes de veículos elétricos e equipamentos de recarga se comprometeram com o uso do conector NACS, também conhecido como “padrão de carregamento norte-americano”.
Na indústria automobilística, a Ford foi a primeira a anunciar sua intenção de padronizar todos os seus veículos elétricos para serem compatíveis com os supercarregadores da Tesla até 2025, eliminando a necessidade de adaptadores. A General Motors seguiu uma estratégia semelhante, incentivando fabricantes de equipamentos de recarga como a Tritium, ChargePoint e Blink Charging a adotarem o exemplo.
Elon Musk provocou a Toyota, sugerindo que eles se unissem ao NACS, mencionando uma matéria do Business Insider que destacava o tempo de recarga lento do veículo bZ4X da montadora japonesa.
Apesar das críticas, a Toyota anunciou planos para desenvolver baterias de estado sólido com alto desempenho, visando aumentar a autonomia dos veículos elétricos e reduzir os custos de produção.